Bolsa e auxílio à pesquisa em Filosofia da Religião

12/01/2021 • Notas e Comunicados

Bolsas e Auxílios à Pesquisa: Projeto Filosofia da Religião Global

Centre for Philosophy of Religion da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, com o apoio da Fundação John Templeton, está com inscrições abertas para propostas de pesquisa e outros auxílios que podem incluir bolsas de estudo na área de filosofia da religião.

O projeto visa tornar essa área da Filosofia um objeto de debate com contribuições verdadeiramente globais, incentivando o estudo conceitual de crenças e práticas religiosas ainda pouco estudadas pela tradição filosófica, incluindo temas como a existência e natureza de deidades, o problema do mal e do sofrimento, as experiências místicas, as noções de morte, sofrimento e imortalidade, desde uma perspectiva pluralista e diversa.

Assim, terão prioridade propostas de pesquisa que tratem de tradições religiosas menos abordadas na história da filosofia da religião, como as afro-brasileiras, por exemplo. Espera-se que os auxílios solicitados sejam no valor entre 20 e 80 mil libras esterlinas (entre 148 mil e 594 mil reais pelo câmbio atual). A data final de inscrição é 30 de abril de 2021.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Filosofia da Religião – ABFR e tem no conselho de consultores o Prof. Agnaldo Cuoco Portugal, do PPG-FIL da UnB.

Mais informações: https://www.global-philosophy.org/