NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS

19/03/2020 • Notas e Comunicados

Goiânia, 19 de março de 2020

Estimadas e estimados colegas da comunidade filosófica brasileira

Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice, como a Itália, e em declínio, como na China. Hoje mesmo a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho, foi suspensa.

Nem mesmo as projeções mais pessimistas de profissionais e autoridades da área da saúde, conforme estamos acompanhando, preveem que estejamos sob os efeitos diretos da pandemia a partir de julho. Como o nosso XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF está previsto para ocorrer de 19 a 23 de outubro em Goiânia, vamos aguardar até o início de maio, próximo à data final de submissão de propostas de apresentação de trabalho (08/05), para definir por um eventual adiamento do encontro ou, ao menos, um adiamento do período de submissão de trabalhos.

Um encontro como nosso é bastante decisivo, acadêmica e politicamente, em um momento em que a universidade e a área de filosofia têm sido duramente atacadas. Não obstante isto, atuaremos com a devida responsabilidade para decidir em um tempo oportuno sobre a viabilidade do encontro, considerando a clara gravidade da pandemia e a necessidade de diminuição das aglomerações e da circulação de pessoas para seu enfrentamento.

Estamos em contato com as instituições que nos apoiam no evento e também com hotéis e outros prestadores de serviços com vistas a já planejar alternativas, para podermos atuar com prontidão caso se mostre necessária qualquer alteração no planejamento de realização do XIX Encontro. Ao mesmo tempo, seguimos trabalhando para que nosso evento seja acolhedor, atraente academicamente e de baixo custo, de modo a permitir que, mesmo em um momento crítico sob vários aspectos como o nosso, a vitalidade, a pluralidade e a relevância do ensino e da pesquisa em nossa área se mostrem plenamente.

 

Saudações cordiais,
Adriano Correia Silva
Presidente da ANPOF