Nota da ANARCHAI - PPG-FIL UnB pelo falecimento da Prof. Dra. Fran Demétrio

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em 2018, nós do Anarchai tivemos a felicidade de compartilhar afetos e saberes com Fran Demétrio. Professora adjunta da UFRB, transfeminista e coordenadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades (LABTrans/UFRB). Na ocasião, Fran desenvolvia seu estágio pós-doutoral em filosofia na PPPGFIL da UnB e avançava na discussão sobre direitos humanos epistêmicos.
Recebemos com pesar a notícia de seu falecimento. Através dessa nota nos solidarizamos com a família, amigues e comunidade de afeto de Fran.
Que sua doce voz que se erguia contra todas as formas de racismo, sexismo e generismo epistêmicos siga trans-formando afetividades.

Fran teve um enorme impacto nas muitas comunidades em que interviu sobretudo ao vincular saúde e conhecimento desde uma perspectiva do corpo trans. Sua lucidez, eloquência e cuidado deixaram uma marca em nossas pesquisas. A perda de Fran se soma a muitas outras inestimáveis outras nesses meses avassaladores.

Anarchai - PPG-FIL UnB