Nota de pesar do colegiado do PPG UFC pelo falecimento da Profa. Mirtes Mirian Amorim Maciel

14/07/2021 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar, o colegiado do PPG de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) lamenta a morte da Professora de Filosofia Mirtes Mirian Amorim Maciel, docente aposentada do Curso de Filosofia da Graduação e Pós-Graduação da UFC, que nos deixou na terça-feira, 13/07/2021, aos 79 anos. Ela era Graduada em Filosofia, tinha Mestrado em Filosofia pela Universidade de Poitiers, Doutorado também em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Era pesquisadora do Pensamento de Castoriadis, com especial atenção à Filosofia Política. Mirtes Amorim atuou também na luta sindical, participando da Diretoria da ADUFC – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará, sendo presidente entre os anos de 2003 a 2005. Além do movimento sindical, Mirtes Amorim foi uma militante engajada na luta popular e política, atuando desde os primeiros anos de constituição do PT, sendo uma referência para as novas gerações. Também foi muito dedicada à vida acadêmica, ao pensamento crítico, não desvinculado da atuação política por uma sociedade mais humana e justa. Com seu rigor, sua imensa receptividade e generosidade, contribuiu para a formação de diversos alunos da Graduação e Pós-Graduação nas áreas das Ciências Sociais e da Filosofia. Manifestamos nosso pesar e enviamos condolências aos seus familiares, aos amigos e aos alunos da Profra. Mirtes Amorim, que, embora sua partida seja uma grande perda, se encontra espiritualmente presente em todos nós. Mirtes Amorim sempre presente!!!