Nota de solidariedade e apoio aos professores e alunos do curso de filosofia da UECE

12/12/2018 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores e estudantes do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Eles são alvo de denúncia apresentada ao Ministério Público Federal na qual há uma acusação de haver “organização de polícia ideológica” e “ação antifascista” na Universidade, especialmente no curso de Filosofia.

A Anpof repudia veementemente a denúncia que se apresenta como uma tentativa de cercear o amplo debate, o diálogo e a pluralidade de opiniões na Universidade. Em especial, trata-se de uma ameaça à nossa área e ao que ela tem de mais fundamental: o desenvolvimento de pensamento autônomo e de opiniões por meio do livre debate.

Infelizmente, o curso de Filosofia da UECE está sofrendo da mesma perseguição que se alastra pelas nossas universidades aos professores e estudantes que atuam em defesa de nosso Estado Democrático de Direito, do caráter público e gratuito de nossas universidades e desses espaços como locais de livre discussão de ideias. A Anpof repudia essa perseguição e se coloca em irrestrita defesa da democracia, da universidade como espaço de livre debate que cultiva a existência da pluralidade de ideias e opiniões.