Carta de Roger Crisp, da Universidade de Oxford, para o Ministro da Educação

05/11/2019 • Notas e Comunicados

28 October 2019 Ciências Humanas e filosofia no Brasil Senhor Ministro Estou muito preocupado em ouvir de colegas brasileiros das Ciências Humanas, especialmente da Filosofia, sobre os cortes drásticos que seu governo está fazendo em relação ao financiamento das Ciências Humanas nas universidades bra (…)

Presidente da Anpof participa de reunião com Presidente da CAPES

21/10/2019 • Notas e Comunicados

Presidente da Capes enfatiza que não haverá a ponderação por área de conhecimento na distribuição de bolsas da instituição No último dia 11 de outubro, o Prof. Adriano Correia, presidente da ANPOF, participou de uma reunião com o Presidente da CAPES, o prof. Anderson Correia. (…)

CARTA DE CURITIBA - CHAMADO À RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

21/10/2019 • Notas e Comunicados

Vivemos um momento de graves e irresponsáveis agressões ao meio ambiente, com ataques à já frágil legislação, retrocessos institucionais e supressão de direitos patrocinadas por um governo que nega as evidências da crise climática criando vexames internacionais e incentivando prá (…)

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA NOÉLI RAMME (UERJ)

27/09/2019 • Notas e Comunicados

A diretoria da ANPOF manifesta imenso pesar pelo falecimento da colega Noéli Ramme, professora de filosofia da UERJ. Manifestamos ainda nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas por esta triste perda. Noéli participou como Tesoureira Adjunta da diretoria da Anpof no período 2017-2018 e infelizmente j& (…)

Carta de Condolências Dinter (UERJ-UFMA)

23/09/2019 • Notas e Comunicados

Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2019 É com imenso pesar que recebi e repasso a informação do falecimento de Noéli Ramme (docente do programa de pós-graduação em filosofia da UERJ). A perda desta professora é um abalo profundo para todos nós. Ela foi a primeira funcionária da UERJ (…)

Nota de Falecimento

23/09/2019 • Notas e Comunicados

Estimadas e estimados colegas da comunidade filosófica. Lamentamos imensamente o falecimento da jovem colega Noéli Ramme, que generosamente contribuiu na diretoria anterior da ANPOF. Em breve esperamos poder fazer as devidas homenagens a nossa amada colega. Por ora, julgamos urgente informar que o velório da Noéli está (…)

Prêmio Tobias Barreto e Congresso de Bioética em Sergipe

19/09/2019 • Notas e Comunicados

A Comissão organizadora do "V Congresso Brasileiro e II Congresso Latino-americano de Bioética e Direito dos Animais", ocorrido entre os dias 04 a 06 de setembro deste ano na Universidade Federal de Sergipe (UFS), informa que na chamada de artigos para o referido evento foram aprovados mais de 40 artigos, de pessoas das mais (…)

Doutoranda do PPG-Filosofia da UFSM participa de workshop internacional de filosofia da memória na Alemanha

10/09/2019 • Notas e Comunicados

Susie Kovalczyk, doutoranda do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participará do Cologne-Grenoble Philosophy of Memory Workshop, evento que acontecerá na Alemanha, na cidade de Colônia (Köln), nos dias 01-02 de novembro de 2019. Site do evento:&nb (…)

EDITAL DE ADESÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE FILOSOFIA AO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DA ANPOF

06/09/2019 • Notas e Comunicados

O Prof. Adriano Correia Silva, presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, em conformidade com suas atribuições estatutárias, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital de Adesão de Periódicos da Área de Filosofia no Portal de Peri&oa (…)

ANPOF REPUDIA FALA OFENSIVA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO EM FILOSOFIA

05/09/2019 • Notas e Comunicados

A Universidade Pública sempre exprimiu e ainda exprime o grande projeto de mudança sensível na estrutura social, tão logo ela cumpre sua função pública à população. O Ministro simplesmente desconhece ou insiste em ignorar uma frequente lógica de inserção (…)