Nota de falecimento - Prof. João Mac Dowell

13/09/2022 • Notas e Comunicados

Com enorme pesar comunicamos o falecimento do Prof. João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell, S.J.  Natural de Belém (09/04/1934), João Mac Dowell estudou no Colégio Nóbrega, em Recife, e concluiu o ensino médio no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro. Em 1950 ingressou na Companhia de Je (…)

Anpof recebe candidaturas para representantes da área da Filosofia na Capes

08/09/2022 • Notas e Comunicados

Os/as docentes de pós-graduação em Filosofia enviaram até esta quarta-feira, 7 de setembro, suas candidaturas para a representação da área da Filosofia junto à Capes. Na sequência, os coordenadores de PPGs terão até dia 12 de setembro para a inserção de até c (…)

Diretoria da Anpof convoca PPGs para candidaturas dos Representantes da área da Filosofia junto à Capes

06/09/2022 • Notas e Comunicados

Por reconhecer que possui papel político fundamental e que deve atuar para garantir que o processo de escolha dos novos representantes de área seja o mais republicano e transparente possível, a ANPOF convocou os coordenadores de PPGs e os coordenadores de área para uma reunião, ontem, dia 05 de setembro de 2022, para di (…)

Anpof participa de reunião da SBPC com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a Medida Provisória 1136

02/09/2022 • Notas e Comunicados

A reunião foi solicitada pela SBPC e representantes da comunidade científica brasileira ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. No encontro realizado no dia 2 de setembro por videoconferência, foram debatidas as questões referentes à Medida Provisória 1136, qu (…)

Anpof subscreve Carta de Brasília da SBPC: 'A Ciência e a Educação nunca estiveram tão ameaçadas no Brasil'

02/08/2022 • Notas e Comunicados

A carta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia de Sócios da SBPC, em reunião no dia 29 de julho, durante a programação da 74ª Reunião Anual. Carta de Brasília – SBPC O Brasil passa hoje por uma situação crítica em que a democracia está em risc (…)

Nota de repúdio do GT Filosofia e Gênero da Anpof

13/07/2022 • Notas e Comunicados

É o último estágio da barbárie em relação às mulheres que um médico anestesista se aproveite do fato de sua paciente estar desacordada para abusar de seu corpo.  Foi o que fez o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, de 31 anos, que teve sua prisão convertida de flagrante para preventiv (…)

Nota de falecimento - Richard J. Bernstein

07/07/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia lamenta a morte do filósofo Richard J. Bernstein. Ele morreu no último dia 4 de julho, em Nova York. Bernstein, que havia anunciado sua aposentadoria na semana passada, era professor da New School desde 1989, tendo reestruturado o departament (…)

Diretoria torna público o novo Estatuto da ANPOF

04/07/2022 • Notas e Comunicados

O novo estatuto da ANPOF entra em vigor com modificações aprovadas por unanimidade na última Assembleia Geral, realizada no dia 30 de setembro de 2021. As atualizações têm por objetivo dar condições formais para a emissão de notas fiscais aos associados; dar maior funcionalidade ao trabal (…)

Nota de falecimento - Prof. Sergio Paulo Rouanet

04/07/2022 • Notas e Comunicados

Sergio Paulo Rouanet - Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1934 – Rio de Janeiro, 3 de julho de 2022 Com pesar anunciamos o falecimento no Rio de Janeiro de Sergio Paulo Rouanet aos 88 anos. Com um vasto campo de atuação, Rouanet foi um importante diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradut (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em denúncia à fobia contra mulheres

27/06/2022 • Notas e Comunicados

Foram três os ataques infames a mulheres esta semana que passou. Já manifestamos nossa indignação com a dor infligida a menina de 11 anos a quem se tentou impedir de levar adiante um aborto duplamente legal, porque decorrente de estupro e colocando em risco a vida da criança gestante. Depois tivemos o choque com as ofens (…)