Anpof manifesta preocupação com a Avaliação Quadrienal

28/09/2021 • Notas e Comunicados

Como associação que congrega programas de pós-graduação em filosofia, a Anpof vem a público manifestar preocupação com a Avaliação Quadrienal (2017- 2020) diante dos últimos eventos e da liminar do ministério público do Rio de Janeiro que suspendeu a avaliaç (…)

Anpof subscreve carta aberta da SBPC contra a PEC 32/2020

15/09/2021 • Notas e Comunicados

A  Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia subscreveu a carta da SBPC, na qual manifesta sua oposição à PEC n° 32/2020. A pretexto de promover uma reforma administrativa, a PEC acarreta retrocessos sensíveis no aparelho de Estado. O primeiro ponto e mais significa (…)

Nota de falecimento - Prof. Carlo Gustavo González

13/09/2021 • Notas e Comunicados

O Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de nosso querido Professor, Carlos Gustavo González, ocorrido em 10/09/2021. O IFILO, por meio de sua Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Colegas e Comunidade, lamenta intensamente (…)

World Congress of Philosophy 2024 -- Congrès mondial de philosophie 2024

09/09/2021 • Notas e Comunicados

To Fisp members societies, associations, institutes, and partners.   Dear Colleagues,  We are pleased to inform you that the International Programme Committee of the 25th World Congress of Philosophy (Rome 2024) will meet on November 4-5, 2021.  The Programme Committee shall draft the overall structure of the Congre (…)

BARCELONA PRINCIPLES FOR A GLOBALLY INCLUSIVE PHILOSOPHY

08/09/2021 • Notas e Comunicados

We acknowledge that English is the common vehicular language of much contemporary philosophy, especially in the tradition of so-called “analytic” or “Anglo-American” philosophy. This tradition is in large part based on the idea that philosophy should adopt, as far as is appropriate, the shared and universalistic standards of scien (…)

APRESENTAÇÃO DO GT EPICTETO

06/09/2021 • Notas e Comunicados

A formação do Pórtico de Epicteto começou com a realização do Primeiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, que ocorreu em São Cristóvão, Sergipe, em fevereiro de 2016. No ano seguinte, em 2017, foi realizado o Segundo Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, desta vez em Niter (…)

Diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo Jean-Luc Nancy

24/08/2021 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo Jean-Luc Nancy, que faleceu na noite dessa segunda-feira, 23 de agosto, aos 81 anos. Professor de filosofia na Universidade de Estrasburgo por 4 décadas, tem sua obra marcada pelo grande tamanho de publicações e pela heterogeneidade de temas. Suas reflexões filos& (…)

Nota pública da SBPC em defesa da CAPES

06/08/2021 • Notas e Comunicados

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), desde sua fundação em 11 de julho de 1951, desempenha um papel fundamental no crescimento científico e tecnológico do país. A CAPES nasce no âmbito do aparelho estatal federal em um contexto histórico dominado (…)

Anpof assina carta aberta da SBPC em defesa do CNPq

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em carta aberta divulgada na última quarta-feira, 28/7, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifesta “consternação e preocupação” com fragilidade da infraestrutura do CNPq. “A SBPC solicita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que (…)

Nota da ANARCHAI - PPG-FIL UnB pelo falecimento da Prof. Dra. Fran Demétrio

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em 2018, nós do Anarchai tivemos a felicidade de compartilhar afetos e saberes com Fran Demétrio. Professora adjunta da UFRB, transfeminista e coordenadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, G&e (…)