Anpof contribui com conteúdo da Revista Humanitas

17/09/2020 • Notícias ANPOF

A Revista Filosofia Ciência e Vida passou, recentemente, por reformulações editoriais e o conteúdo, agora, foi expandido para humanidades em geral. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia contribui com produção de conteúdo da nova Revista Humanitas, da Editora Scala. A parceria vem do final de 2019, antes da revista passar por reformulação editorial. A Anpof contribuiu com produção de conteúdo de cinco edições da Revista Filosofia Ciência e Vida e mantem parceria agora com a Revista Humanitas. A Revista Filosofia Ciência e Vida contou com duas seções assinadas pela Anpof: a coluna "A Priori", na qual o presidente da Anpof, Adriano Correia, escrevia artigos de abertura da revista e "Diálogos", que divulgava entrevistas feita com pesquisadores e pesquisadoras da comunidade. Foram entrevistados José Meirinho, Darlei Dall'Agnol, a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Marcelo Jasmin. Já neste novo formato, foram publicadas entrevistas com João Carlos Brum e Leonardo Rennó.

As produções feitas nas duas edições da Revista Humanitas e nas cinco edições da Revista Filosofia Ciência podem ser conferidas nos arquivos abaixo. Também divulgamos a coluna "Cinéfilo", assinada pelo professor Érico Andrade (UFPE). O sumário de cada edição está disponível no arquivo e indicamos link para compra da revista, a quem se interessar pelo conteúdo completo.

Edição 162

Coluna A Priori: O caminho do conformismo

Diálogos: Filosofia e Religião Hoje

Entrevista com o Prof. Dr. Agnaldo Cuoco (UnB) feita pela Prof. Dra. Franciele Petry (UFSC e diretora de comunicação/Anpof) e Nádia Junqueira Ribeiro (Doutoranda em Filosofia/Unicamp e assessora de comunicação da Anpof).

Agnaldo Cuoco Portugal, líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião do Programa de Pós-Graduação em Filosofi a da UnB, explica por que ainda é importante refletir sobre a relação entre essas duas áreas.

Cinéfilo: Crítico N

Reportagem, especial mês das mulheres: Mulheres na Bibliografia, por Nádia Junqueira Ribeiro, com colaboração da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas

A experiência de estudantes de Filosofia e de professoras tituladas registra o movimento que já está abrindo caminho para que as mulheres tenham espaço e voz no cânone filosófico. Leia a matéria na íntegra aqui.

 

Edição 161

Coluna A Priori: O caminho do conformismo

Diálogos: Instruir a democracia

Entrevista com Prof. Dr. Marcelo Jasmin (PUC/Rio) feita pela jornalista e profa. Dra. Rosângela Chaves (Faculdade Católica de Anápolis).

Pela voz de Marcelo Jardim, recordamos que entre os deveres primeiros dos governos estão o adaptar-se às condições de tempo e lugar, o mudar
conforme as circunstâncias e os homens. Tudo pela construção dos verdadeiros interesses da sociedade.

Cinéfilo: Em busca da escuta perdida

Clique aqui para comprar essa edição.

 

Edição 160

Coluna A Priori: O direito a ter direitos 

Diálogos: Desafios da Neuroética

Entrevista com Prof. Dr. Darlei Dall'Agnol (UFSC) feita por Franciele Petry e Nádia Junqueira Ribeiro.

Com o avanço das pesquisas sobre o cérebro humano nasceu uma área de estudo que se ocupa das questões éticas e morais acerca das  aplicações tecnológicas, investigações e monitoramento do Sistema Nervoso Central.

Cinéfilo: Uma vida invisível.

Clique aqui para comprar essa edição.

 

Edição 159

Coluna A Priori: Homem como animal político

Diálogos: Visibilidade às Mulheres

Entrevista com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas feita por Nádia Junqueira Ribeiro.

Diante da realidade da enorme assimetria de gênero na área da Filosofia, nasce a Rede Brasileira de Filósofas com o nobre desafio de tecer laços que conectam, dão voz, fazem filosofia e ainda buscam promover a igualdade.

Cinéfilo: As razões das nossas doenças

Clique aqui para comprar essa edição.

 

Edição 158

Coluna A Priori: Vida digna de ser vivida

Diálogos: Critério Filosófico

Entrevista com prof. Dr. José Meirinhos feita por Nádia Junqueira Ribeiro, com colaboração do Prof. Dr. Alfredo Stork (UFRGS)

Considerado um dos maiores nomes da Filosofia Medieval no mundo contemporâneo, José Meirinhos, presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia, reforça a importância das organizações para a discussão e difusão das pesquisas.

Cinéfilo: Desejo de Sucesso

Clique aqui para comprar essa edição.