Anpof integra a programação da 73ª Reunião Anual da SBPC

13/07/2021 • Notícias ANPOF

Começa neste domingo (18/7) a 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de forma virtual em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Anpof integra a programação participando do painel "Um balanço do Brasil: atividades preparatórias para o Bicentenário da Independência" que será transmitido no dia 22 de julho às 14 horas no canal do YouTube da Anpof. O tema da nossa mesa será "Memória, Colonialidade e Racismo" e contará com a participação da presidente Susana de Castro (UFRJ) e dos integrantes da diretoria Érico Andrade (UFPE), Georgia Amitrano (UFU) e Tessa Lacerda (USP). 

A proposta da diretoria da Anpof é levar para essa edição da reunião da SBPC a discussão da situação do país no tratamento da alteridade, seja ela racial, seja ela política. "Queremos discutir a maneira pela qual durante esses quase dois séculos de independência as elites econômicas nacionais adotaram um projeto de nação liberal sob os despojos do colonialismo e da tomada da terra e dos direitos das populações negras e indígenas. Essa ferida colonial sangra até hoje, mas é abafada sob o pretexto de nação miscigenada, pois de outra forma teríamos que conviver com a alteridade e com formas de relacionamento intersubjetivo, ambiental, social, de trabalho diferentes dos impostos pelos valores do modelo ocidental europeu-americano, o capitalismo", comenta a presidente justificando a escolha do tema. Ela encerrará a mesa com a fala "Independência” para quem? Relações raciais no Brasil". 

Tessa Lacerda quem abre a discussão falando sobre "Memória, história e testemunho: narrativas sobre a ditadura de 1964-85 e seu impacto hoje”. Em seguida, Georgia Armitrano discutirá "Colonialismos e “Descolonização”: Rastros de Outr@s apagados nas Narrativas de 200 anos, ou não, de Independência". Érico Andrade discutirá "Duzentos anos de uma dependência: a história do racismo no Brasil".

Este ano, o evento terá como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”. O evento, que se encerrará no dia 24, terá uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais na SBPC Cultural, premiações e muitas atividades científicas interativas na SBPC Jovem e Família. As atividades terão entre os participantes pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I.

A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena. No total, serão realizadas, ao longo da semana, 32 conferências, 52 mesas-redondas, 22 painéis, 04 sessões especiais e 03 oficinas de bate papo. Além disso, serão oferecidos 34 WEBMinicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.

Acompanhe a programação completa aqui.