Brasil conquista Medalha de Prata e Menção Honrosa na Olimpíada Internacional de Filosofia de 2020, edição online

05/06/2020 • Notícias ANPOF

Captura de Tela 2020 06 02 as 16.52.56

A delegação que representou o Brasil na e-IPO 2020

Na edição online da Olimpíada Internacional de Filosofia deste ano (e-IPO 2020), realizada entre os dias 28 e 31 de maio, o Brasil alcançou o seu melhor resultado na curta história de sua participação na IPO, iniciada em 2017. O estudante Luiz Felipe Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, conquistou a Medalha de Prata, e Toma Gheorghe de Melo, do Colégio Núcleo de Recife, uma Menção Honrosa. Até hoje, o Brasil havia conquistado Menção Honrosa em sua primeira e segunda participação (Rotterdam/2017 e Bar/2018).

Para Luiz Felipe, a participação na IPO foi uma oportunidade única de ter um ensaio julgado por professores e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. “Além disso, pude desfrutar de diversas atividades proporcionadas pelos organizadores, além de tomar contato com as diferentes perspectivas que os participantes de tantos países trazem consigo. Foi também um privilégio participar de uma competição que aborda uma disciplina que não é tão reconhecida como outras aqui no Brasil”, comenta o estudante.

Já Toma Gheorhe, que pretende ser professor de Filosofia, destacou a oportunidade de participar de debates que acabaram por desencadear em importantes provocações. “A oportunidade foi muito importante na medida em que tive a chance de participar em discussões sobre tópicos diversos e relevantes para o melhoramento da sociedade e humanidade como um todo. Eu entrei na seletiva do colégio esperando apenas me divertir e aprender com o desafio intelectual de escrever um ensaio filosófico - algo que nunca tinha feito antes - e terminei esse processo com questões de ética e filosofia política ainda ecoando na minha cabeça. Além de que já vejo como me auxiliará no futuro, já que pretendo me tornar professor e manter a filosofia viva no Brasil”, comenta o estudante.  Os ensaios poderão ser lidos, em breve, no site da Ipo-2020 (linkar esse site aqui http://www.philosophy-olympiad.org/)

Representação brasileira

Luiz Felipe e Toma foram escolhidos a partir da Seletiva Nacional para a 28ª IPO, aplicada em doze estados brasileiros no dia 14 de fevereiro de 2020. A seletiva contou com a participação de mais de sessenta estudantes de treze estados, com um júri formado por trinta e três professores e pesquisadores universitários e com o apoio institucional de diversas universidades brasileiras.

A IPO contou com a participação de sessenta e quatro estudantes de 28 países e professores e jurados de 31 países. Um número menor do que o esperado para o que seria o evento presencial. “Mas, dadas as atuais dificuldades enfrentadas por muitos países que enfrentam a pandemia, o número foi bastante expressivo”, comenta o professor Gustavo Coelho (CIB), que atua como delegado da IPO no Brasil, ao lado da professora Mitieli Seixas (UFSM), que também foi jurada.

Para Mitieli, participar como jurada da IPO é uma importante oportunidade para profissionais, como ela, que trabalham com formação de professores para a educação básica. “Essa oportunidade permite que tenhamos, através da leitura dos textos de estudantes secundaristas, uma visão global do que é e de como é feito o ensino de filosofia ao redor do mundo. Além disso, é um privilégio constatar que a filosofia continua viva, atuante e consiste em um desafio intelectual para mentes e corações tão jovens e tão diversos”, comenta a professora da UFSM.

Já Gustavo Coelho, destacou o aumento do interesse dos estudantes brasileiros pela IPO, expresso no crescimento da seletiva nacional. “Penso que isso se mostra como um importante aliado a todos aqueles que buscam fortalecer a presença da Filosofia na educação básica em nosso país. Nosso ótimo desempenho na e-IPO 2020 também confirma a grande qualidade de nosso processo seletivo nacional, que hoje conta com mais de trinta professores e pesquisadores universitários no júri e com o apoio de diversas das mais importantes universidades e instituições de ensino de nosso país”, compartilha.

Adiamento

A a 28ª IPO seria sediada em Lisboa entre os dias 21 e 24 de maio de 2020. No entanto, devido à pandemia do novo coronavirus, o evento teve de ser cancelado e adiado para 2021. A fim de não tornar 2020 um ano "em branco" para a IPO, o chefe da delegação eslovena, Miha Andric, prontificou-se a organizar uma versão on-line da do evento ainda no final de maio. Para isso, além de obter apoio técnico de diferentes membros do Comitê Internacional da IPO, ele obteve total apoio institucional dos diferentes órgãos que administram a IPO bem como da FISP, a Federação Internacional de Sociedades de Filosofia, instituição que apoia a própria IPO. Dessa forma, a e-IPO 2020 foi um evento realizado com todas as prerrogativas institucionais de uma IPO regular.

A IPO 2021 está prevista para acontecer em Lisboa e os estudantes que representaram o Brasil neste ano terão mantido o direito de participar de uma IPO presencial. “Trata-se de uma experiência muito mais rica que eles certamente visavam ter, mas também porque isso não contrariará nenhuma cláusula do regulamente da IPO. Sendo assim, teremos uma nova seletiva nacional apenas para a IPO de 2022”, explica Gustavo.

Captura de Tela 2020 06 02 as 16.56.31

Michael Sandel (Universidade de Harvard) conversa com estudantes que
participaram da e-IPO durante cerimônia de encerramento do evento.