Conheça iniciativas: Mulheres na Filosofia no Brasil

13/04/2020 • Notícias ANPOF

Em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, a Anpof, na semana do dia 8 de março deste ano, divulgou projetos institucionais de professores e professoras de Filosofia sobre filosofia e mulheres, de diversas partes do país. Os projetos, de extensão ou pesquisa, buscam dar visibilidade a filósofas e suas obras e apoiar a ampliação da presença das mulheres na área. A campanha, que percorreu Facebook e Instagram, agora tem os links reunidos aqui. A seleção foi feita pela Anpof e Rede pautada no critério de regionalidade, buscando informar à nossa comunidade sobre a presença de projetos dessa natureza em todas as regiões do país. A lista, contudo, é muito maior do que essa que reunimos nessa campanha, e pode ser acessada aqui: https://www.filosofas.org/projetos

Veja abaixo as iniciativas listadas na campanha 8M:

Blog Mulheres na Filosofia
Portal de divulgação científica das obras de mulheres filósofas e dos temas por elas tratados bem como da apresentação da diversidade de teorias feministas que embasam a reflexão sobre o lugar das mulheres na História da Filosofia e na sociedade. ?
?Instituição: Unicamp?
Proponente: Yara A. Frateschi, Carolina Araújo, Gisele Secco, Nastassja Pugliese e Nádia Junqueira Ribeiro?

Coletivo de Mulheres Filósofas do Cariri
O Coletivo Mulheres Filósofas problematiza a invisibilidade histórica e epistemológica relegada às mulheres ao longo da história do conhecimento e da filosofia, especificamente. Desenvolvemos nossos estudos e projetos de extensão e cultura na Universidade Federal do Cariri - UFCA, de maneira autogerida e protagonizada por graduandas do curso de Filosofia e outros cursos.?
?Instituição: UFCA?
Proponente: Grupo de Estudos Filósofas?

Das Deusas: 
Pensar filosoficamente as deusas é um modo de tentar resgatar as mulheres para a filosofia.O projeto busca ampliar o escopo de pesquisa, abarcando figuras míticas das mais diversas tradições, num esforço descolonizador. O projeto ainda conta com podcast. 
Instituição: UFPE
Proponente: Loraine de Fátima Oliveira

Epistemologias, narrativas e políticas afetivas feministas:
O pensamento de Donna Haraway tem apontado caminhos pouco convencionais, mesmo dentro do debate feminista e, portanto, se apresenta como um fio condutor capaz de ampliar e abarcar diferentes narrativas para a construção do que nomeio arquivos sensíveis. ?
?Instituição: PUC/RS?
Proponente: Caroline Marim


Mulheres na Filosofia
A proposta de um projeto de extensão acerca do tema 'Mulheres na Filosofia' visa, antes do mais, colmatar uma lacuna grave na forma como os cursos de Filosofia (de graduação e pós-graduação) estão estruturados.?
?Instituição: UFMS?
Proponente: Marta Rios Alves Nunes da Costa?

A possibilidade do ecofeminismo no Oeste da Bahia:
O ecofeminismo é uma corrente associada à filosofia feminista que busca esclarecer as interconexões entre as diferentes formas de opressão na sociedade. Para tanto, parte da posição de que tanto a exploração das mulheres quanto a da natureza estão associadas à visão hierárquico-dualista de mundo, sustentada no contexto da sociedade patriarcal.?
?Instituição: UFOB?
Proponente: Tânia Kuhnen

A presença da mulher na Filosofia
Questionam-se as razões da restrita presença do sexo feminino na filosofia e o desconhecimento da contribuição de inúmeras mulheres à filosofia ao longo da história da filosofia.?
?Instituição: UEL?
Proponente: Maria Cristina Müller?

Pro memoria das filósofas: 
O projeto de pesquisa, ensino e extensão investiga a presença e ausência de pensadoras nas diversas histórias da filosofia, considerando as mulheres como sujeitos de conhecimento, desdobrando-se em subprojetos específicos em torno de Hannah Arendt, María Zambrano e Christine de Pizan.?
?Instituição: UnB?
Proponente: Ana Míriam Wuensch?

Saberes ancestrais femininos na Filosofia Africana:
Realiza estudos teóricos e práticos (por meio de vivências em espaços diversos) em torno da filosofia africana mediada pelos saberes ancestrais femininos. Dialoga com as filosofias da ancestralidade e do encantamento, refletindo currículos e metodologias afrorreferenciadas. O projeto encontra-se implicado em práticas teóricas e intervenções pedagógicas afrorreferenciadas tecidas pelos femininos.?
?Instituição: UFC?
Proponente: Adilbênia Machado?

Uma Filósofa Por Mês
O projeto tem por objetivo a produção e veiculação mensal de textos e atividades culturais sobre filósofas (na forma de palestras, minicursos, saraus literários, etc.)?
?Instituição: UFSC?
Proponente: Germina?