DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

19/11/2020 • Notícias ANPOF

Mensagem do Presidente da Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP), Luca Maria Scarantino

A todas as sociedades afiliadas, associações e institutos da Fisp

 

Caras/os companheiras/os filósofas/os, colegas e amigas/os,

Para muitos de nós, o Dia Mundial da Filosofia deste ano ocorre em meio a uma época particularmente turbulenta. Muitos de nós – não todos – estão lendo esta mensagem enquanto estão confinados, abrigados ou colocados em quarentena em casa. Para alguns, esta é uma condição sem precedentes; para outros, aumenta o tormento anterior; em muitas partes do mundo, epidemias mortais são um evento familiar.

Os filósofos são cada vez mais procurados para refletir sobre a pandemia. Parece que está engendrando um questionamento profundo sobre o atual estado de coisas. Nossas vidas cotidianas não são menos profundamente afetadas que nossas relações sociais e profissionais. No entanto, como filósofos e pesquisadores é importante não negligenciarmos o fato de que nossas sociedades estão passando pela crise atual de maneiras diversas e que provavelmente sofreremos seus efeitos de maneiras muito diferentes.

A pandemia acabará finalmente, espera-se. Mas necessidades básicas como acesso justo à educação, à saúde, à participação social, à igualdade de gênero, à justiça racial, aos direitos individuais, sem falar na comunicação pública e na confiabilidade, podem ser mais afetadas a longo prazo do que imaginamos. A sensibilidade e a interação transculturais são mais necessárias do que nunca. Espera-se que os filósofos, juntamente com os humanistas em geral, não apenas reflitam sobre o presente e o passado, mas também vislumbrem o mundo social e cultural em que gostaríamos de viver no futuro. A pandemia certamente nos deu um amplo material para contemplar – desde a fragilidade e a resiliência da natureza como um agente concreto e corpóreo de nossas vidas até como nós, como humanos, lidamos com os requisitos morais de tal atuação por meio do pesar, da perda, da compreensão e, finalmente, esperamos, da força. Nesse contexto, nós, como filósofos, podemos tentar aumentar nosso compromisso com uma compreensão mais profunda do Estado e das potenciais tendências de nossas sociedades. Além das urgências diárias que, na maioria dos casos, enfrentamos, um olhar mais aprofundado sobre o que nos espera e às próximas gerações nas esferas econômica, tecnológica, política e espiritual, é uma necessidade social urgente.

 

Desejo a você um Dia Mundial da Filosofia criativo e produtivo.

Luca Maria Scarantino
Presidente da Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP)