Divulgados trabalhos indicados ao Prêmio Anpof e Prêmio Filósofas

31/08/2020 • Notícias ANPOF

Teses e dissertações em Filosofia têm a possibilidade de serem reconhecidas por meio de dois prêmios da área, neste ano: o prêmio Anpof e, pela primeira vez, o prêmio Filósofas. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia recebeu indicação de 28 dissertações e 17 teses defendidas em 2020. Em um trabalho feito em parceria, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas lançaram o Prêmio Filósofas neste ano, que recebeu indicação de 33 dissertações e 18 teses de mulheres defendidas entre 2017 e 2020. Todos os trabalhos foram indicados pelas coordenações dos Programas de Pós-graduação em Filosofia associados.

Receberão certificado de premiação as autoras e os autores, além de orientadoras e orientadores, eventuais coorientadoras e coorientadores e o programa em que foi defendida a dissertação e a tese vencedoras. Os trabalhos reconhecidos pelo prêmio Filósofas serão publicados em volume impresso e digital pela Kotter Editorial. Já os pelo prêmio Anpof poderão ser publicados em formato digital, caso haja interesse da parte das autoras e autores.


Os dois prêmios passarão por mais três etapas de avaliação e o resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro de 2020. As teses e dissertações vencedoras poderão ser lidas em nossa página e os/as premiados/as serão convidados/as para conversar sobre os trabalhos em nosso Podcast.  

A Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, ao divulgar os trabalhos indicados, prestam homenagem a duas filósofas que permanecem em nossa lembrança, com o lamento de não podermos contar com o desenvolvimento de seus trabalhos.

 

CAROLINA BLASIO DA SILVA (20/03/1984 - 26/08/2017)
Sobre Noções de Consequência Generalizadas e Lógicas Plurivalentes
Tese orientada por Marco Antônio Caron Ruffino
PPGF - UNICAMP

MARIA ÉRBIA CASSIA CARNAÚBA (12/03/1985 - 26/08/2017)
Teoria Crítica e Utopia
Tese orientada por Marcos Severino Nobre
PPGF - UNICAMP

 

TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO ANPOF

TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO FILÓSOFAS