Estudante Brasileiro Conquista Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Filosofia

07/06/2021 • Notícias ANPOF

O estudante brasileiro Luiz Felipe Morgado Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, conquistou no último final de semana uma Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que ocorre anualmente desde 1993 e conta com o apoio institucional da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP) e da Unesco. Ao todo, oitenta e seis estudantes de quarenta e seis países participaram do evento, que estava previsto, como em 2020, para ocorrer em Lisboa, mas que precisou ser mais uma vez realizado a distância devido à pandemia de COVID-19. Além de Luiz Felipe, compuseram a delegação brasileira Toma Gheorghe, do Colégio Núcleo de Recife, a Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva, da UFSM, e o Prof. Me. Gustavo Coelho, do Colégio Israelita Brasileiro, que é Delegado da IPO no Brasil, Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia e chefe das delegações brasileiras desde a primeira participação do país no evento, em 2017.

Organizada novamente por um comitê esloveno, a programação da olimpíada em formato eletrônico contou com um pronunciamento de abertura do Presidente da Eslovênia, Borut Pahor, com conferencistas de peso como Noam Chomsky, Peter Singer, Ruth Hagengruber, Philip Kitcher, entre outros, e teve em seu núcleo, como sempre, uma competição em que cada estudante dispunha de até quatro horas para escrever um ensaio filosófico em inglês, francês, alemão ou espanhol sobre um de quatro tópicos apresentados apenas no dia da prova. Conforme o regulamento da olimpíada, os ensaios foram primeiro avaliados às cegas em duas rodadas de leitura por um júri composto por todos os professores membros das delegações nacionais sem que nenhum desses professores pudesse ler ensaios dos estudantes de seu país. Ao final desse processo, também de acordo com o regulamento, o júri internacional estabeleceu um ponto de corte para as menções honrosas e outro para os ensaios que foram enviados à terceira e última rodada, na qual a distribuição das medalhas foi decidida por um segundo júri, composto por membros da FISP e do Comitê Internacional da IPO. 

Com um ótimo histórico de premiações, o Brasil já havia conquistado três Menções Honrosas e uma Medalha de Prata em outras quatro participações, mas esta foi a primeira vez em que um estudante brasileiro alcançou o prêmio máximo do evento. Conquistar uma Medalha de Ouro na IPO é algo realmente difícil e que certamente deve ser celebrado como uma conquista coletiva. Muitos dos estudantes que participam do evento foram selecionados entre centenas, às vezes milhares, de estudantes em seus países de origem e chegam à olimpíada já aceitos por algumas das melhores universidades do mundo. Além disso, os ensaios que alcançam o júri final demonstram, em geral, um nível impressionante de reflexão e repertório filosóficos, especialmente para adolescentes que tiveram de lidar com as barreiras de uma língua estrangeira e do limite de tempo de apenas quatro horas frente a um tópico surpresa.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez em que Luiz Felipe Horta e Toma Gheorghe participaram da Olimpíada Internacional de Filosofia. Ambos já haviam participado no ano passado e ganharam uma nova oportunidade com base no mesmo processo seletivo, aplicado em fevereiro de 2020 em doze estados brasileiros. Os motivos que levaram a essa segunda oportunidade foram as incertezas trazidas pela pandemia para o calendário da olimpíada internacional e, principalmente, o desejo de dar aos dois estudantes a oportunidade de participarem de uma edição presencial do evento, já que a edição de 2021, assim como a de 2020, deveria ocorrer em Lisboa. A Olimpíada Internacional de Filosofia é muito mais do que uma competição de ensaios filosóficos, pois conta, além de conferências e workshops, com uma rica programação social e cultural, e o Comitê Organizador da Seletiva Nacional para a IPO fez o possível para permitir que Luiz Felipe e Toma pudessem viver as experiências que só o evento presencial poderia oferecer a eles. Infelizmente, a pandemia tirou dos dois essa oportunidade, mas é motivo de alegria saber que ambos puderam desfrutar de programações de altíssimo nível acadêmico nos dois anos em que a IPO precisou ser realizada a distância. Para a IPO de 2022, que deverá, novamente, ser sediada em Lisboa, está prevista a realização de uma nova Seletiva Nacional, aplicada no final de 2021, em data ainda a confirmar (a data do evento será divulgada em breve no site da IPO Brasil, que também será atualizado).

Uma notícia animadora para a comunidade filosófica nacional é que tanto Luiz Felipe quanto Toma decidiram seguir suas formações acadêmicas na área da Filosofia. Luiz Felipe já foi aceito pelo Reeds College, nos EUA, enquanto Toma estudará na UFPE. É preciso não apenas celebrar, mas, sobretudo, destacar o significado dessas escolhas. Em primeiro lugar, porque é uma alegria saber que a Filosofia mostrou-se tão significativa para esses jovens a ponto de ambos a escolherem como carreira. Em segundo lugar, porque a Filosofia, pela natureza de seus problemas e pelos métodos que lhe são próprios, quando presente nos currículos da educação básica, tem a capacidade de contribuir para uma formação mais vasta, humanística e crítica dos estudantes. Por fim, as habilidades, especialmente as referentes à reflexão e à escrita, tão bem desenvolvidas por esses dois estudantes em seus ensaios interessam a qualquer pessoa e encontram um espaço privilegiado de desenvolvimento em boas aulas de Filosofia, como as que eles certamente tiveram com seus professores e professoras. Essa conquista, portanto, representa a culminação de um processo que começa com a implementação e valorização da Filosofia como um componente curricular, passa pelo engajamento dos cursos de formação de professores no Brasil com o ensino de Filosofia e culmina com o comprometimento de professores que dedicam suas vidas ao ensino básico. Este é, certamente, um fato para ser comemorado! 

Por Gustavo Coelho e Mitieli Seixas da Silva

*O ensaio que rendeu a Medalha de Ouro a Luiz Felipe Horta pode ser conferido AQUI.