Jornal de Resenhas

04/10/2018 • Notícias ANPOF

Prezados Colegas,

O JORNAL DE RESENHAS ESTÁ DE VOLTA!

FAÇO AQUI UM APELO A TODOS OS COLEGAS E MEMBROS DA ANPOF PARA QUE DIVULGUEM ESTA CAMPANHA DE ASSINATURAS INDIVIDUAIS E INSTITUCIONAIS DO JORNAL DE RESENHAS. SE TIVEREM IDEIAS PARA MELHORARMOS A CAMPANHA E O PROJETO, ENTREM EM CONTATO POR INTERMÉDIO DO EMAIL: EDITORIAL@JORNALDERESENHAS.COM.BR. PRECISAMOS DE MUITAS IDEIAS!

PARA ASSINAR O JORNAL, BASTA ENTRAR NA HOME PAGE DE WWW.JORNALDERESENHAS.COM.BR E CLICAR NO ALTO À DIREITA DA PÁGINA, PARA A SEQUÊNCIA DAS INSTRUÇÕES.


As gerações mais novas não conhecem a história do Jornal de Resenhas, os mais velhos certamente conhecem e devem ter estranhado por que o jornal parou de circular, teve várias tentativas de retorno, porém sem sucesso. Há alguns anos atrás começamos uma campanha de assinaturas, mas também não deu certo. Desta vez, estamos novamente em campanha de assinaturas individuais e institucionais, numa condição nova do projeto. Isto é, criamos o site do jornal www.jornalderesenhas.com.br, no qual incluímos, no “Acervo completo”, 2500 livros resenhados por 720 colaboradores, desde 1995. Abrimos a versão digital do jornal para todos os leitores que queiram enviar resenhas, as quais serão analisadas e, se aprovadas pelo conselho editorial, publicadas. E estamos em contato com intelectuais e pesquisadores dos demais países de língua portuguesa para que nos enviem também resenhas dos livros publicados lá. Em breve teremos um acervo considerável de resenhas de livros de língua portuguesa de todas as áreas das humanidades.

Anteriormente, havíamos colocado o acervo antigo em 3 volumes, porém, a continuidade desse processo não ocorreu em razão do custo elevado do trabalho de edição e impressão dos volumes. Por isso decidimos colocar todo esse conteúdo no Acervo digital do jornal. A versão impressa continuará a circular com tiragem limitada apenas ao número de assinantes,
mas com o mesmo formato, com resenhas de colaboradores convidados especialmente para escrever sobre livros que estejam vinculados a suas áreas de pesquisa.

Haverá agora dois tipos de assinaturas, as individuais e as institucionais. Estas serão oferecidas a instituições educacionais, associações profissionais, prefeituras etc. O objetivo, neste caso, é que instituições educacionais e prefeituras comprem um número grande de assinaturas para serem distribuídas a seu corpo docente. As assinaturas individuais seguem o mesmo padrão tradicional.

Aliás, todos os que assinaram o jornal há 6 ou 5 anos atrás, continuarão com seus direitos adquiridos preservados por mais 10 edições do jornal. Terão os mesmos direitos dos novos
assinantes.

A assinatura individual será de R$ 200,00/ano e dará aos assinantes o direito de receber pelo correio 10 edições do jornal. Terão ainda acesso livre ao Acervo completo do jornal porintermédio de uma senha, obterão descontos especiais na compra de livros na Livraria das Universidades www.livrariadasuniversidades.com.br e descontos nas atividades programadas pelos Salões de Cultura www.saloesdecultura.com.br

Por que o Jornal de Resenhas tem tido tanta dificuldade para voltar a circular? O jornal é um projeto da Discurso Editorial, uma associação sem fins lucrativos. Com as imensas dificuldades por que tem passado a editora, chegando quase a fechar, foi impossível manter o funcionamento do jornal.

O Jornal de Resenhas não tem apoio financeiro de nenhuma instituição privada ou estatal. 

Daí nossa insistência em tentarmos mais uma vez o mecanismo das assinaturas para que o jornal continue a existir como um projeto independente.

É difícil? Sem sombra de dúvida. É dificílimo, porém não impossível. Apesar da crise que nos assola, sou otimista em relação à retomada do nosso projeto.

Grato à diretoria da ANPOF pela oportunidade concedida para a divulgação desta mensagem, espero contar com a compreensão de todos.

Atenciosamente
Milton Meira do Nascimento
Editor do Jornal de Resenhas