Chamada de Artigos: “Hegel: Dialética, Ciência e Liberdade”

17/12/2019 • Notícias ANPOF

Número especial da Problemata – Revista Internacional de Filosofia Organização: Profa. Dra. Marloren Lopes Miranda e Profa. Dra. Michela Bordignon A Problemata – Revista Internacional de Filosofia tem a satisfação de anunciar chamada de artigos para o número especial a ser publicado no primeiro semestre de 2020. Serão bem-vindos artigos, resen (…)

Chamada de Artigos - Periódico Héstia (Filosofia)

16/12/2019 • Notícias ANPOF

PERIÓDICO HÉSTIA CHAMADA PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS *O Periódico Héstia (ISSN 2594-4258) é uma publicação autônoma que tem o propósito de pôr à prova textos autorais de filosofia, estimulando o diálogo entre os seus autores. Assim, para os interessados em participar desse projeto, pedimos atenção ao que segue: DISPOSIÇÕES GERAISO P (…)

[LEMBRETE] III Summer School Archai na UnB / Raça e Ecologia - Novas Agendas para os Estudos Clássicos

16/12/2019 • Notícias ANPOF

Após o sucesso das primeiras duas Summer Schools Archai nos anos de 2017 e 2018, a Cátedra UNESCO Archai, do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília tem o prazer de anunciar a realização da III Summer School Archai, na Universidade de Brasília, de 16 a 20 de Março de (…)

"Leis da Natureza", do Prof. Dr. Rodrigo Cid

16/12/2019 • Notícias ANPOF

Convidamos a todos os filósofos, pesquisadores, professores e estudantes de Filosofia a baixarem e lerem gratuitamente o livro "Leis da Natureza: uma abordagem filosófica", do filósofo e doutor em Filosofia Prof. Rodrigo Cid, professor adjunto da Universidade Federal do Amapá. O livro reúne suas pesquisas de mestrado, de doutorado e de pós-doutorad (…)

GT Pragmatismo, Filosofia Americana e Crítica Cultural

13/12/2019 • Notícias ANPOF

De 25 a 27 de janeiro ocorrerá, em São Paulo, a I Reunião Preparatória do GT Pragmatismo, Filosofia Americana e Crítica Cultural.  A Reunião terá como objetivo dar encaminhamentos às atividades do GT Pragmatismo, Filosofia Americana e Crítica Cultural no XIX Encontro da ANPOF que ocor (…)

Advance nº 3 Special Issue: Linguistic and Rational Pragmatism: The Philosophies of Wittgenstein and Brandom

11/12/2019 • Notícias ANPOF

DISPUTATIO. Philosophical Research Bulletin (Madrid, ISSN: 2254-0601), is pleased to announce the publication of the third advance of Special Issue: Linguistic and Rational Pragmatism: The Philosophies of Wittgenstein and Brandom.We invite you to visit our web site. DISPUTATIO. Boletín de Investigación Filosófica (Madrid, ISSN: 2254- (…)

Lista de Trabalhos Aprovados - Coleção XVIII Encontro da ANPOF

09/12/2019 • Notícias ANPOF

A concepção geral do trabalho de publicação das pesquisas apresentadas no XVIII Encontro Nacional da ANPOF realizada na UFES, em Vitória/ES, consistiu em operacionalizar as atividades da maneira mais amplamente colegiada possível, envolvendo no processo de avaliação dos textos submetidos todas as co (…)

Inscrições para Elaboradores de Itens do Enade 2020

06/12/2019 • Notícias ANPOF

(…)

A filosofia africana e o ensino de filosofia no Brasil - Luís Thiago Freire Dantas

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

29/11/2019 • Notícias ANPOF

No contexto brasileiro, esta questão é latente no próprio ensino da filosofia no Brasil que historicamente negou ou invisibilizou os conhecimentos relacionados à intelectualidade africana, ignorando a intrínseca relação entre Brasil e África por meio de grande da parte da sua população (…)

Rede Brasileira de Mulheres Filósofas é lançada nesta quarta-feira, 27/11

26/11/2019 • Notícias ANPOF

Filósofas e filósofos profissionais brasileiros engajados em projetos sobre filosofia e mulheres lançam nesta quarta-feira (27/11) a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. O  coletivo apresenta o portal www.filosofas.org que já reúne 40 membros de todas as regiões do Brasil. Os principa (…)