Kallipolis: jogo didático baseado na República de Platão é lançado nas redes

16/12/2021 • Notícias ANPOF

Kallipolis: O Jogo dos Governos é um jogo gratuito voltado para o público do Ensino Médio e baseado na República de Platão. Realizado pela doutoranda em Filosofia Daniela Brinati Furtado e pelo designer Luca Boechat, a ideia nasce no Projeto de Docência do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal (…)

Avaliação quadrienal em pauta: coordenadores de área da Capes se reúnem com coordenadores dos programas de pós-graduação em Filosofia

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Depois de dois meses paralisados, os trabalhos de avaliação foram retomados e devem ser concluídos até julho do próximo ano   Diante dos últimos fatos envolvendo a avaliação quadrienal da Capes, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia p (…)

Manifesto em defesa do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Há vinte anos, desde o I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia realizado em outubro de 2000, está em curso a constituição de uma Filosofia do Ensino de Filosofia. A partir deste evento, que pode ser considerado o marco inaugural do campo, o debate em torno do ensino de filosofia possui uma agenda constru&i (…)

Anpof participa do Terceiro Dia de Mobilização em Defesa da Ciência

17/11/2021 • Notícias ANPOF

Aproxima-se o final dos trabalhos da Comissão Mista Parlamentar do Orçamento do Congresso Nacional e com eles a chance de recuperar os recursos do FNDCT, em particular, aqueles destinados ao CNPq. Com o objetivo de seguir sensibilizando governo e parlamentares para que os recursos sejam recuperados, a SBPC promove na próxima ter&cced (…)

XIX Encontro Anpof será realizado em Goiânia entre 10 e 14 de outubro de 2022

11/11/2021 • Notícias ANPOF

A diretoria da Anpof deliberou pela realização do próximo encontro Anpof em Goiânia, entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022. O evento, que estava previsto para acontecer na capital goiana em 2020, foi adiado por conta da pandemia. Este será o primeiro encontro Anpof a ser realizado no Centro-Oeste, reforçando um (…)

Marilena Chaui é a indicada pela Anpof ao Prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher"

29/10/2021 • Notícias ANPOF

Anpof indicou a professora Marilena Chaui (USP) para a 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as sociedades científicas afiliadas podem fazer indicações de cientistas brasileiras destacadas de inst (…)

Diretor da Capes afirma, em reunião com diretoria da Anpof, que haverá expansão do Prof-filo

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

29/09/2021 • Notícias ANPOF

Da esquerda para direita - Eduardo Barra, Carlos Lenuzza, Susana de Castro, Agnaldo Cuoco e Carlos Estevam Na última segunda-feira (27/9), a presidente da Anpof, Susana de Castro, o tesoureiro, Agnaldo Cuoco Portugal e o coordenador nacional do Prof-filo, Eduardo Barra, estiveram na Capes, em Brasília, para levar a demanda da comunid (…)

Próxima roda de conversa da Anpof: diálogos sobre novas direções para o antropoceno

25/09/2021 • Notícias ANPOF

Entre queimadas por todo o país, secas prolongadas, altas temperaturas e povos originários disputando no STF o direito à terra, levantamos à questão: há mundo por vir? A pergunta é uma referência ao título do livro de Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro e vai guiar o debate (…)

SBPC realiza painel em homenagem a Marco Antonio Raupp

23/08/2021 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 18h, um painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falecido no dia 24 de julho, aos 83 anos. O evento online será transmitido p (…)

GT Hans Jonas lança site do Centro Hans Jonas Brasil

04/08/2021 • Notícias ANPOF

O Grupo de Trabalho Hans Jonas, da ANPOF acaba de lançar o site do Centro Hans Jonas Brasil, um espaço de divulgação das pesquisas sobre o filósofo alemão em território brasileiro. O site, que apresenta os eixos de pesquisa sobre a obra de Hans Jonas (gnose, vida, técnica e responsabilidade), inform (…)