PUCPR CRIA A CÁTEDRA HANS JONAS

28/10/2020 • Notícias ANPOF

PUCPR CRIA A CÁTEDRA HANS JONAS
A iniciativa incentiva pesquisas sobre temas como vida, tecnologia, meio-ambiente e bioética

Foi aprovada no dia 27 de outubro de 2020, pelo Conselho Universitário da PUCPR, a Cátedra Hans Jonas, a primeira da Escola de Educação e Humanidades. A iniciativa é um resultado de trabalho de mais de dez anos de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), que inclui a realização de diversos eventos dedicados à obra do pensador judeu-alemão, bem como a publicação de traduções, textos, artigos e livros, realização de pós-doutorado, defesa de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica que consolidaram nacional e internacionalmente a PUCPR como um dos polos principais em nível mundial de estudos sobre os temas da filosofia de Hans Jonas.


O programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, resolveu propor a criação da Cátedra Hans Jonas para aprofundar o estudo das obras do pensador, reunindo estudantes, professores/as e pesquisadores/as de filosofia e de áreas afins. A Cátedra se junta às iniciativas que deram origem à criação do GT Hans Jonas da ANPOF e ao Centro Hans Jonas Brasil, que também está sediado na PUCPR.

Coordenada pelos professores Jelson Oliveira (PPGF), Anor Sganzerla (PPGB) e Geovanni Moretto (Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia), a Cátedra Hans Jonas tem em vista a manutenção de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à filosofia jonasiana, bem como a tradução de textos originais e de comentadores, e a elaboração e publicação de artigos e livros em quatro domínios teóricos: gnose, vida, técnica e responsabilidade. Trata-se de articular de forma interdisciplinar os âmbitos da ontologia, da ética, da antropologia filosófica, da filosofia da técnica, da bioética e da história da religião, que compõem o espectro central da obra jonasiana.


Segundo Prof. Oliveira, “com a criação da Cátedra nesse momento, a PUCPR faz um gesto político importante de incentivo às pesquisas e aos debates em torno de temas centrais da obra de Jonas, os quais estão entre os grandes desafios teóricos e práticos do Brasil contemporâneo, como a proteção ambiental, a dignidade de todos os seres vivos e as exigências da bioética, colocando-se em sintonia com os reiterados anseios do Papa Francisco”.