Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS

18/04/2024 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof, na figura do secretário-geral, professor Eduardo Vicentini (UFSM), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS no dia 16 de abril. Estiveram presentes na reunião o coordenador do PPG, professor Evaldo Kuiava, e parte de seu corpo docente, (…)

Roda de Conversa marca o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe da Anpof

18/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Longo (UFES), o novo Grupo de Trabalho da Anpof se propõe a refletir sobre questões que interseccionam as categorias (…)

Nota de Pesar da UFSC pelo falecimento de Newton Carneiro Affonso da Costa

17/04/2024 • Notas e Comunicados

Faleceu na noite desta terça-feira, 16 de abril, o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, um dos mais importantes e reconhecidos nomes da Lógica no país e no mundo. Filósofo da Linguagem, da Lógica, matemático, professor, cientista e entusiasta da ciência, foi professor visitante da Universidade (…)

Anpof subscreve nota técnica do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade sobre aprimoramento do PL 5.230/2023

17/04/2024 • Notas e Comunicados

No dia 16 de abril de 2024, foi realizada uma audiência pública no Senado Federal para debater o PL 5.230/2023, proposta do governo para o Novo Ensino Médio. A fim de contribuir com o debate, o Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade emitiu uma nota técnica com sete pontos que podem ser aprimorados n (…)

Congresso A Força da Lei

16/04/2024 • Notícias ANPOF

por Águida Assunção e Sá (UFTM) e Yane Aparecida de Oliveira (UFTM) O pensamento político e educacional de Dom Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) Em meio a um silêncio prazeroso, quando se ouvia apenas a natureza, o canto dos pássaros, dos gaviões e das seriemas, o (…)

É possível ensinar filosofia na Educação Básica?

Debora Klippel Fofano

Licenciada e mestre em Filosofia pela UECE; doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC; professora na função de coordenadora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC)

15/04/2024 • Coluna ANPOF

Existe uma discussão salutar e bem tradicional na filosofia que trata da possibilidade de ensinar filosofia ou se se ensina a filosofar. Tematizado por Kant, esse problema retoma tanto uma questão de método como uma questão propriamente filosófica dada sua perspicácia. Hegel dialetizou o problema exatamente propo (…)

Por que a comunidade filosófica resiste em reconhecer e respeitar as especificidades do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa?

Patrícia Del Nero Velasco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC; Coordenadora do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (2022-2024)

10/04/2024 • Coluna ANPOF

Nos últimos cinco anos, o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar debruçou-se sobre o tema do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa, realizando e publicizando uma série de investigações sobre a constituição e a consolidação do campo do Ensino de Filosofia no Brasil. Pesquisas estas q (…)

Radar Filosófico - Xenotransplantação: Prós e Contras

Gustavo Henrique de Freitas Coelho

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

09/04/2024 • Coluna ANPOF

Os avanços na ciência e tecnologia, especialmente no campo biomédico, têm levado ao surgimento de dilemas éticos cada vez mais complexos. Um exemplo claro disso é o xenotransplante, técnica que consiste no uso de animais não-humanos como fornecedores de órgãos para seres humanos. Por (…)

Nota da Anpof sobre os 60 anos do Golpe Militar de 1964

01/04/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof, com a colaboração do Prof. Fabio Passos (UFPI), não quer esquecer jamais! Nos 60 anos do Golpe Militar de 1964, torna-se necessário não apagar, não esquecer essa pecha amarga de nossa História. É fundamental, portanto, repudiar um capítulo tão sombrio que, n&at (…)

Anpof lança canal no WhatsApp

01/04/2024 • Notícias ANPOF

Com o objetivo de aproximar ainda mais a comunicação institucional da comunidade filosófica, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, seu canal de notícias no WhatsApp. Disponível na aba Atualizaç&oti (…)