Necessidade da vacina antropofágica

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

25/10/2021 • Coluna ANPOF

Este é o primeiro artigo de uma pequena série que publicarei aqui na esteira das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna. A chamada Semana de 1922 é, antes de tudo, um marco; é antes uma referência simbólica do que um evento histórico a ser, por exemplo, exageradamente (…)

O que pode um professor de filosofia na prisão?

Marcio Nicodemos

Professor de filosofia da DIESP/SEEDUC-RJ e doutorando em Educação pelo ProPEd/UERJ

25/10/2021 • Coluna ANPOF

  Amar e mudar as coisas me interessa mais Belchior   Esta pergunta provocadora me acompanha há quase uma década, desde que pisei pela primeira vez em uma prisão como professor de filosofia. Entre curiosidades, conselhos, advertências e provérbios, atrás de muros, grades e cadeados, durante a (…)

Filosofar, perguntar... dança do vento, dança do pensamento na escola pública de periferia

Edna Olímpia da Cunha

Mestre em Filosofia da Educação pela UERJ; Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ)

21/10/2021 • Coluna ANPOF

“A primeira coisa que eu faço é abrir a janela e contemplar o espaço” Carolina Maria de Jesus Perguntar, perguntar-se. O que uma escola pública de periferia e uma universidade podem quando estudam, partilham perguntas, entrelaçam vozes, bordam desenhos inusitados na pesquisa em educação? (…)

A urgente questão da Soberania Nacional e o conceito de nação como condições indispensáveis para se repensar o Brasil (Parte I)

Profa. Lilian S. Godoy Fonseca

(UFMG)

20/10/2021 • Coluna ANPOF

Entre março e julho de 2021, o Grupo Soberania Nacional da UFU e o Instituto Schiller Internacional promoveram o Curso de Extensão Internacional sobre o tema O sistema americano de economia política e sua herança crítica. Foram realizados encontros semanais, aos sábados, das 18 às 19h30; o curso foi organi (…)

Olimpíadas de Filosofia e formação do pensamento filosófico: entrevista com Maurício Langón

Profa. Dra. Lara Sayão

(Secretaria Estadual do Estado do Rio de Janeiro)

Prof. André Pares

(Secretaria Municipal de Porto Alegre)

19/10/2021 • Entrevistas

As olimpíadas de filosofía do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul têm, há mais de uma década, realizado atividades que envolvem inúmeros docentes e estudantes do ensino médio e da graduação em torno do filosofar e do ensinar a filosofar e vem sendo um espaço impor (…)

Ensino não-formal de filosofias

Renata Lima Aspis

Prof. (UFMG) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

18/10/2021 • Coluna ANPOF

O que foi feito daquela filosofia que se dava na rua? O que foi feito da filosofia que é um trabalho sobre si mesmo e só tem sentido se é ação, aquela que é produzida na relação com os outros?  Sabemos que na tradição grega antiga as filosofias eram praticadas, não havia ci (…)

O conservador (i)moral

Wendel de Holanda P. Campelo

Doutor em Filosofia (UFMG)

15/10/2021 • Coluna ANPOF

Em sua obra, Kiekegaard defende que os verdadeiros cristãos seriam, na verdade, poucos. De fato, a verdade incômoda da devoção cristã é que, pela caminhada da fé, haverá inumeráveis ocasiões onde o crente vai se deparar consigo mesmo burlando seus próprios preceitos. N&atild (…)

Avaliação da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica e o dilema subjetividade/objetividade

Marinês Barbosa de Oliveira

Professora (CEFET/MG) e Doutoranda do PPGFil (UFABC)

15/10/2021 • Coluna ANPOF

As questões que envolvem a avaliação da aprendizagem escolar perpassam a discussão sobre a prática pedagógica em todas as áreas do conhecimento. As perguntas sobre instrumentos, modelos e momentos ideais para avaliar os estudantes refletem diferentes concepções sobre o processo de ensino e ap (…)

Mestras e mestres que nos formam filósofas/os e docentes de filosofia: entrevista com Maria Lúcia de Arruda Aranha e Edgar Lyra

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

13/10/2021 • Entrevistas

Ensinar a filosofar no Brasil tem uma trajetória e vem constituindo sua história, da qual a ANPOF é parte importante nas últimas décadas, com a expansão da pesquisa, programas de pós-graduação, departamentos de filosofia e a respectiva formação de professoras/es e, em especial, (…)

Guerreiros Estoicos, Red Pill, Resiliência e Juventude Abandonada

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

13/10/2021 • Coluna ANPOF

Todos já devem ter ouvido falar do Red Pill, que é um grupo de homens jovens que lançam mão de estoicismo, entre outras filosofias antigas e modernas, com uma visão bastante negativa do feminismo e dividindo os homens (sexo masculino) em dois grupos principais, os alfas e os betas. Os alfas seriam aqueles com os quais t (…)