Congresso A Força da Lei

16/04/2024 • Notícias ANPOF

por Águida Assunção e Sá (UFTM) e Yane Aparecida de Oliveira (UFTM) O pensamento político e educacional de Dom Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) Em meio a um silêncio prazeroso, quando se ouvia apenas a natureza, o canto dos pássaros, dos gaviões e das seriemas, o (…)

É possível ensinar filosofia na Educação Básica?

Debora Klippel Fofano

Licenciada e mestre em Filosofia pela UECE; doutora em Filosofia e Sociologia da Educação pela UFC; professora na função de coordenadora da Rede Estadual de Professores do Ceará (SEDUC)

15/04/2024 • Coluna ANPOF

Existe uma discussão salutar e bem tradicional na filosofia que trata da possibilidade de ensinar filosofia ou se se ensina a filosofar. Tematizado por Kant, esse problema retoma tanto uma questão de método como uma questão propriamente filosófica dada sua perspicácia. Hegel dialetizou o problema exatamente propo (…)

Por que a comunidade filosófica resiste em reconhecer e respeitar as especificidades do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa?

Patrícia Del Nero Velasco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC; Coordenadora do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (2022-2024)

10/04/2024 • Coluna ANPOF

Nos últimos cinco anos, o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar debruçou-se sobre o tema do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa, realizando e publicizando uma série de investigações sobre a constituição e a consolidação do campo do Ensino de Filosofia no Brasil. Pesquisas estas q (…)

Radar Filosófico - Xenotransplantação: Prós e Contras

Gustavo Henrique de Freitas Coelho

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

09/04/2024 • Coluna ANPOF

Os avanços na ciência e tecnologia, especialmente no campo biomédico, têm levado ao surgimento de dilemas éticos cada vez mais complexos. Um exemplo claro disso é o xenotransplante, técnica que consiste no uso de animais não-humanos como fornecedores de órgãos para seres humanos. Por (…)

Nota da Anpof sobre os 60 anos do Golpe Militar de 1964

01/04/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof, com a colaboração do Prof. Fabio Passos (UFPI), não quer esquecer jamais! Nos 60 anos do Golpe Militar de 1964, torna-se necessário não apagar, não esquecer essa pecha amarga de nossa História. É fundamental, portanto, repudiar um capítulo tão sombrio que, n&at (…)

Anpof lança canal no WhatsApp

01/04/2024 • Notícias ANPOF

Com o objetivo de aproximar ainda mais a comunicação institucional da comunidade filosófica, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, seu canal de notícias no WhatsApp. Disponível na aba Atualizaç&oti (…)

GT Filosofia e Psicanálise da Anpof lança novo site

01/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 28 de março de 2024 o GT Filosofia e Psicanálise da Anpof inaugurou seu novo site. No portal estão reunidos o histórico do grupo de trabalho, sua agenda de atividades atualizada e as últimas notícias da área. O grupo produz também o Informativo Conexões em ediç&ot (…)

Filosofia e Gênero

29/03/2024 • Podcast Anpof

Encerrando a Anpof 8M, mas abrindo uma série de podcasts sobre o XX Encontro Anpof, a gente recebe duas professoras para aquecer a conversa de uma das mesas redondas desta edição do evento: Filosofia e Gênero. Lá em Recife teremos Letícia Nascimento, Marilia Moschkovich e Sara York discutindo esse tema. Hoje, t (…)

O argumento do peixe-lua

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

28/03/2024 • Coluna ANPOF

Simone Weil (1909 – 1943) tinha uma ideia interessante sobre como deveríamos abordar a questão da guerra: a filósofa acreditava que seria ineficaz abordar tais fenômenos pelos fins perseguidos – como conquistar novos territórios ou riquezas. Por outro lado, seria mais frutífero examinar o caráte (…)

Especial Anpof 8M - A Filosofia de Damaris Cudworth Masham: A Perspectiva de uma mulher na História da Filosofia

Andréa Maria Cordeiro

Mestranda em Filosofia pela UFSM

27/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na história da filosofia, as vozes de mulheres muitas vezes foram silenciadas ou negligenciadas. A filosofia, tradicionalmente dominada por homens, muitas vezes relegou essas vozes a um segundo plano, ignorando suas contribuições e perspectivas únicas. No entanto, ao longo dos s&e (…)