Anpof repudia ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina

12/10/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof repudia as ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina, no dia 11 de Outubro. Nos solidarizamos com Michel Gherman, professor da UFRJ, historiador e pesquisador de questões judaicas. O evento sucedido na PUC-Rio, ao tentar impedir a fala de Michel Gherman, é tanto um ato de (…)

Manifesto contra a estetização linguística da filosofia: a prioridade da internacionalização face a uma holografia nacional

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

11/10/2023 • Coluna ANPOF

à Cátia Rosana, minha mãe Nascido a 25 de fevereiro de 1988, datado escrevo. Com a filosofia, porém, uma névoa emana e, ante pretérito – presente – futuro, o eterno espelha, incide, promana algo que não ele mesmo se não o mesmo. Dessa dupla negação, padece a histó (…)

Nota de falecimento: Emmanuel Carneiro Leão

08/10/2023 • Notas e Comunicados

É com imenso pesar que a Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ recebe a notícia do falecimento do professor Emmanuel Carneiro Leão. A Direção expressa seus sentimentos a todos os familiares e amigos do professor. “Princípio e fim se reúnem na periferi (…)

Jornadas de junho: dez anos depois, o que fica de lição?

04/10/2023 • Podcast Anpof

Neste ano, completaram-se 10 anos das jornadas de junho. Para refletirmos sobre esse tema, convidamos para este episódio o professor Rodrigo Nunes (PUC/Rio), autor do livro Nem vertical nem horizontal – Uma teoria da organização política. Quem conduziu essa conversa foi a professora Georgia Amitrano (UFU/Anpof). O liv (…)

GT Pensamento Filosófico Brasileiro lança Enciclopédia da Filosofia Brasileira 

02/10/2023 • Notícias ANPOF

O Grupo de Trabalho Pensamento Filosófico Brasileiro, ligado à Anpof, acaba de publicar a Enciclopedia da Filosofia Brasileira (EFB), que apresenta verbetes sobre filósofas e filósofos brasileiros, a história das instituições de ensino e pesquisa bem como sobre temas da filosofia brasileira em geral. (…)

Sobre a tolerância utilitária: a dimensão negativa do suportar

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

02/10/2023 • Coluna ANPOF

A noção de tolerância tem sido uma preocupação recorrente ao longo da história da filosofia. Não foram poucos os filósofos e filósofas de incontestável relevância que já exploraram as dimensões e implicações desse conceito. A título de exemplo, p (…)

Schopenhauer e o pessimismo anticoach

Alex Andrade

Mestrando em Filosofia (UFBA)

27/09/2023 • Coluna ANPOF

Em O mito de Sísifo, o filósofo Albert Camus afirma que julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia e todas as outras questões surgem depois. Eu particularmente concordo com a posição de Camus e endossaria que, caso a resposta seja positiva, ainda h (…)

Suicídio: um debate urgente para a Filosofia e para o viver ético

Flávia Andrade Almeida

Psicóloga, mestre em Filosofia (PUC-SP) e doutoranda em Psicologia Clínica (USP)

25/09/2023 • Coluna ANPOF

Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, vem depois [...] Se eu me pergunto por qu (…)

Abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos

21/09/2023 • Notícias ANPOF

Estão abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos. As inscrições, nessa modalidade, custam R$10. Estão isentas de pagar por esse valor pessoas negras (com declaração); trans; indígenas; mães (gestantes, adota (…)

Filosofia DEF

Fábio Abreu dos Passos

Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI, artista visual e uma pessoa com deficiência.

21/09/2023 • Coluna ANPOF

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2023, tendo como base os dados da Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, apontam que existem no Brasil mais de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,9% da populaçã (…)