Marcos Teixeira e os Paradoxos da Razão

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Adeir Ferreira Alves

Doutorando em Metafísica (UnB)

17/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marcos Teixeira prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional. A sua intuição fundamental de que paradoxos não deveriam ser tratados apenas como objetos de análise, mas também como instrumentos de análise, é complexa, densa e intricada o suficiente para garanti (…)

Professor Roberto Machado: memórias e histórias

14/04/2023 • Podcast Anpof

Quem estuda Foucault, Nietzsche, Proust ou Deleuze no Brasil com certeza já se encontrou com o trabalho do filósofo Roberto Machado. O pernambucano radicado no Rio de Janeiro morreu em 2021 e nos deixou livros, artigos, teses, traduções que seguem formando filósofos em nosso país. Mas Roberto Machado deixou, sobr (…)

Marc Thévenet: A Morte do Espanto

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Bruno José Bezerra Ribeiro

Mestrando em Filosofia (UFPA)

13/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marc Thévenet prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional nos próximos anos. A sua forma peculiar de argumentação, que parte de intuições simples para chegar a conclusões audazes e espantosas, têm gerado crescentes controvérsias e ganhado cada ve (…)

Outros modos de se fazer filosofia

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

10/04/2023 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 30 de março de 2023 A pergunta que guia este breve ensaio é a seguinte: qual autoridade legitima certos modos de se fazer filosofia? Qual autoridade, mesmo que revestida de institucionalidade, poderia se arvorar o poder de julgar o que pode ou não ser considerado (…)

"Imperialismo": uma regimentação

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

05/04/2023 • Coluna ANPOF

O termo, “imperialismo”, é recorrentemente adotado por um certo grupo de pessoas. Eu penso naquelas — feito um Rui Costa Pimenta, presidente do PCO — que são associados à “esquerda” ou mesma à uma espécie de “extremismo”. “Imperialismo”, por outro lado, n&atild (…)

A Estética, o Belo e as novas descobertas filosóficas

Jéssica de Farias Mesquita

Doutoranda (Filosofia/UFRGS)

03/04/2023 • Coluna ANPOF

O jornal britânico The Guardian publicou, no dia 29 de novembro de 2022, uma notícia sobre algumas transcrições de textos filosóficos que até então não haviam sido divulgados ao público. A notícia aponta que, recentemente, foram encontrados alguns manuscritos que contêm informa&cc (…)

Radar Filosófico - A lei do feminicídio e a invisibilidade de mulheres trans: uma discussão hermenêutica entre identidade de gênero e a teoria crítica dos direitos humanos

Raniella Ferreira Leal

Mestranda em Direito Processual (UFES)

Brunela Vieira de Vincenzi

Professora de Filosofia (UFES)

29/03/2023 • Coluna ANPOF

A violência contra mulheres é um problema presente em vários países, sendo motivada pela simples condição feminina. Essa situação tem gerado discussões sobre a criminalização do homicídio contra mulheres. No Brasil, este debate se materializou no reconhecimento do crime (…)

Bioprimitivismo: desenhando os contornos de uma filosofia anticivilizacional

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

26/03/2023 • Coluna ANPOF

Segundo a narrativa oficial, tanto a democracia quanto a filosofia—que seriam parceiras íntimas—foram inventadas na Grécia. A narrativa me convenceu nos meus tempos de estudante, mas não me convence mais. Além de distorcer completamente a história, isto é, além de não corresponder ao que (…)

ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS

24/03/2023 • Notas e Comunicados

A ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS, publicado no dia 14 de março. Além da ausência da Filosofia, o edital, lançado pelo governo Eduardo Leite (PSDB), também não prevê vagas (…)

Assédio mata ou quando foi que nos desumanizamos?

Solange Aparecida de Campos Costa

Professora de Filosofia (UESPI); Integrante do GT Filosofia e Gênero

23/03/2023 • Coluna ANPOF

Escrever esse texto não é uma tarefa fácil, hesitei por um tempo em escrevê-lo. Mas esse mês da mulher e mais alguns acontecimentos das últimas semanas, de certo modo, me incitaram a essa tarefa. Não sou especialista no assunto, minha área na filosofia é a estética e recentemente a re (…)