Anpof manifesta preocupação com a Avaliação Quadrienal

28/09/2021 • Notas e Comunicados

Como associação que congrega programas de pós-graduação em filosofia, a Anpof vem a público manifestar preocupação com a Avaliação Quadrienal (2017- 2020) diante dos últimos eventos e da liminar do ministério público do Rio de Janeiro que suspendeu a avaliaç (…)

Próxima roda de conversa da Anpof: diálogos sobre novas direções para o antropoceno

25/09/2021 • Notícias ANPOF

Entre queimadas por todo o país, secas prolongadas, altas temperaturas e povos originários disputando no STF o direito à terra, levantamos à questão: há mundo por vir? A pergunta é uma referência ao título do livro de Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro e vai guiar o debate (…)

Antropoceno e colapso ecológico

25/09/2021 • Podcast Anpof

Neste mês de setembro, discutimos por aqui a relação entre a Filosofia e a questão ambiental. Qual o papel da Filosofia diante do colapso ecológico que vivemos? Para essa conversa, convidamos para este episódio de nosso podcast Alyne Costa, doutora em filosofia pela PUC-Rio e vencedora do Prêmio Capes de Tes (…)

A angústia do ensino: impressões de uma experiência entre a escola e a filosofia - parte I

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

24/09/2021 • Coluna ANPOF

 “Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho” Epicuro   O ensino de filosofia no ensino médio é ainda um dos maiores dilemas da história da educação brasileira. Por um lado, isso também é marcado pela triste mem&oacu (…)

Os argumentos do cavalo branco e da imunidade de rebanho para crianças

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

21/09/2021 • Coluna ANPOF

É instigante como as mesmas estratégias argumentativas podem ser usadas pela humanidade em contextos muito distintos. No presente texto vamos mostrar como um argumento usado na antiguidade asiática foi usado em nosso contexto atual. No caso, um argumento falacioso, que busca confundir o ouvinte. Na China antiga, séculos de (…)

Como Hans Jonas nos ajuda a compreender a crise do meio ambiente? Uma conversa entre três filósofos

17/09/2021 • Entrevistas

Enquanto o Brasil vive períodos de seca prolongados, crescentes queimadas que somam quase 20% do território nas últimas três décadas, avizinham-se crises hídrica e elétrica, atravessadas por um crítico momento em relação às políticas ambientais. O recente relatório (…)

A Constelação Familiar: um engodo vindo do além mar?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/09/2021 • Coluna ANPOF

A ciência se fez como braço decisivo do estado laico porque ela foi capaz de produzir um conhecimento cuja validade não precisa apelar a nenhuma entidade transcendental. Assim, mesmo que cientistas sejam religiosos, a prática que produzem nos laboratórios não pode ser religiosa e tem que guardar em algum ní (…)

Anpof subscreve carta aberta da SBPC contra a PEC 32/2020

15/09/2021 • Notas e Comunicados

A  Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia subscreveu a carta da SBPC, na qual manifesta sua oposição à PEC n° 32/2020. A pretexto de promover uma reforma administrativa, a PEC acarreta retrocessos sensíveis no aparelho de Estado. O primeiro ponto e mais significa (…)

Guerreiro Ramos: um desafio a nossa comunidade filosófica?

Igor Lucas Adorno Santos

Pós-graduando do PPGF-UFBA, membro do GT Poética Pragmática.

13/09/2021 • Coluna ANPOF

Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), filósofo e teórico social crítico brasileiro, nos adverte, em “Considerações sobre o Ser Nacional”[1], sobre o fenômeno da “desatualização” que acometeria a vida intelectual brasileira, no âmbito teórico e, principalmente, no & (…)

Nota de falecimento - Prof. Carlo Gustavo González

13/09/2021 • Notas e Comunicados

O Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de nosso querido Professor, Carlos Gustavo González, ocorrido em 10/09/2021. O IFILO, por meio de sua Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Colegas e Comunidade, lamenta intensamente (…)