Semente de futura associação de professoras/es é plantada durante o V Encontro da ANPOF Educação Básica

17/10/2022 • Notícias ANPOF

A mesa do simpósio da manhã da última quinta-feira (13/10), no V Encontro da ANPOF Educação Básica, provavelmente proporcionou um momento que vá ser histórico. A mediadora e secretária geral da ANPOF, Profa. Dra. Patrícia Velasco (UFABC), após a apresentação dos tr (…)

Nova Diretoria da Anpof (2023-2024) é apresentada na mesa de encerramento do XIX Encontro Anpof

14/10/2022 • Notas e Comunicados

É apenas a segunda vez que a presidência da ANPOF é ocupada por um programa do nordeste. A ausência de pessoas do Nordeste e Norte na direção da ANPOF demonstra que a democratização dos espaços de poder da filosofia ainda precisa ganhar corpo. É a primeira vez que mulheres pardas e negra (…)

Em entrevista a Anpof, Ailton Krenak convida a comunidade filosófica a pensar as confabulações que fogem a lógica da filosofia tradicional

12/10/2022 • Notícias ANPOF

Na próxima sexta-feira (14/10) às 9h da manhã, o conferencista, pensador e ambientalista indígena Ailton Krenak participará do último dia de atividades do XIX Encontro Anpof. A conferência é uma das muitas atividades que compõem a programação desta edição. Em ent (…)

"A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução", entrevista com Ailton Krenak

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

12/10/2022 • Entrevistas

O pensamento ocidental e o capitalismo guardariam uma base comum? Qual seria a relação presente entre aquilo que Krenak afirma ser o processo de colonização, que destrói habitats e devora mundos, e a própria produção do pensamento filosófico? Em entrevista inédita realizada pela Anpof (…)

Nota de falecimento - Bruno Latour

09/10/2022 • Notas e Comunicados

Anpof lamenta o falecimento de Bruno Latour, antropólogo, sociólogo e filósofo da ciência francês. Latour nasceu em 22 de junho de 1947, na França, onde se formou em filosofia e antropologia. Foi um dos fundadores dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, desenvolvendo pesquisas no campo (…)

Capes divulga lista tríplice destinada à escolha dos representantes da área da Filosofia

04/10/2022 • Notas e Comunicados

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Superior da Capes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 8.977, de 30 de janeiro de 2017, torna públicas as listas tríplices aprovadas pelo Co (…)

A retórica performática de gênero e sua impossibilidade de abertura a outros discursos ético-políticos

Thailize Brandolt

Doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul.

04/10/2022 • Coluna ANPOF

Quando falamos em uma sociedade organizada politicamente tendo como base pressupostos misóginos e patriarcais, também estamos falando de um processo linguístico e retórico performático que atribui aos gêneros diferentes papéis sociais e, consequentemente, prioriza certos discursos e possibilidades de a&cced (…)

Anpof participa do lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no Currículo da Educação Básica

03/10/2022 • Notas e Comunicados

Caras e caros colegas da comunidade ANPOF, No último dia 30 de setembro de 2022, a nossa Associação participou, junto com as parceiras ABEH, ABECS, AGB e ANPUH, do lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no Currículo da Educação Básica (CNDCH), com o compromisso de de (…)

O paradoxo de Harrington: notas sobre engenharia epistêmica

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

29/09/2022 • Coluna ANPOF

Como parte do seu programa global de engenharia intelectual, a controversa Central Intelligence Agency lançou, poucos anos antes do golpe de 1964, uma revista que já deveria ter chamado há muito tempo a atenção da comunidade brasileira de filosofia: a Cadernos Brasileiros, uma revista de alto padrão que publi (…)

Anpof apresenta relatório sobre avanço dos estudos de gênero na pós-graduação em Filosofia no Brasil durante o XIX Encontro Anpof

28/09/2022 • Notícias ANPOF

Em 2018, o livro "Explosão Feminista", de Heloísa Buarque de Hollanda nos trouxe um panorama do avanço da pauta feminista no Brasil a partir de 2013 em várias frentes, como a cultural, política, acadêmica e artística. Neste ano de 2022, a ANPOF interessou-se por um mapeamento do fenômeno (…)