Quando teremos nosso luto? Memória social como força de imaginação política

Pedro Pennycook

Mestrando Filosofia (UFPE)

01/11/2022 • Coluna ANPOF

Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 26 de outubro de 2022. Após a retomada exponencial das atividades presenciais, também o interesse teórico para com a pandemia caiu com a mesma velocidade. Se vimos em 2020 brotarem as mais diversas tentativas de apreender criticamente o que se passava conosco, parece-nos (…)

Novos Materialismos Poéticos de um jeito "bem nosso"!

Leonardo Rangel

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia; Membro do GT Poética Pragmática.

27/10/2022 • Coluna ANPOF

Por que, podemos perguntar, o sensível, não-linguístico, não poderia ser tomado de modo não empirista abstrato, mas como mediado em primeiro lugar pela prática, por uma significadora interação sensível com ele, envolvida assim por nossos propósitos, interesses, gostos, fantasias e capr (…)

"Quanto mais a área crescer, ficar mais diversificada e forte em todas as regiões do país, mais a gente fortalece a filosofia brasileira" - entrevista com Susana de Castro

26/10/2022 • Entrevistas

Susana de Castro, presidente da Anpof, durante o XIX Encontro Anpof. Professora da UFRJ encerra o seu mandato no próximo mês de dezembro. Crédito: Rafaella Pessoa   Por Sarah Bonfim, doutoranda em Filosofia (Unicamp)  e monitora do XIX Encontro Anpof Susana de Castro encerra seu mandato à frente da presi (…)

Eleições 2022 e o desafio ontológico da esquerda

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

25/10/2022 • Coluna ANPOF

O quadro eleitoral brasileiro evoca, como de resto quase toda campanha política em democracias liberais, a díade direita-esquerda, com seus matizes: extrema-direita, , centro-direita, centro-esquerda, extrema-direita. Diante do avanço da extrema-direita no Brasil, por outro lado, avançou também o discurso de que j&aacut (…)

Uma homenagem ao centenário de Cornelius Castoriadis

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

20/10/2022 • Coluna ANPOF

Celebramos, neste 2022, cem anos do nascimento de um filósofo subestimado. O pensador greco-francês Cornelius Castoriadis nunca foi devidamente notabilizado pela profundidade e magnitude de sua obra. Não dá para dizer que sua atuação como intelectual público, desde fins dos anos 1940, tenha sido pouco influ (…)

A Filosofia e o espaço das mulheres

Mariana Rocha Bernardi

Doutoranda em Filosofia pela UCS

19/10/2022 • Coluna ANPOF

A Filosofia ocidental foi e ainda é um ambiente majoritariamente masculino e isso é um reflexo direto dos costumes e cultura que vem do próprio conhecimento absorvido da Grécia antiga, em especial de Atenas. A história de como o conhecimento filosófico foi se dissipando no ocidente encontra relação (…)

Semente de futura associação de professoras/es é plantada durante o V Encontro da ANPOF Educação Básica

17/10/2022 • Notícias ANPOF

A mesa do simpósio da manhã da última quinta-feira (13/10), no V Encontro da ANPOF Educação Básica, provavelmente proporcionou um momento que vá ser histórico. A mediadora e secretária geral da ANPOF, Profa. Dra. Patrícia Velasco (UFABC), após a apresentação dos tr (…)

Nova Diretoria da Anpof (2023-2024) é apresentada na mesa de encerramento do XIX Encontro Anpof

14/10/2022 • Notas e Comunicados

É apenas a segunda vez que a presidência da ANPOF é ocupada por um programa do nordeste. A ausência de pessoas do Nordeste e Norte na direção da ANPOF demonstra que a democratização dos espaços de poder da filosofia ainda precisa ganhar corpo. É a primeira vez que mulheres pardas e negra (…)

Em entrevista a Anpof, Ailton Krenak convida a comunidade filosófica a pensar as confabulações que fogem a lógica da filosofia tradicional

12/10/2022 • Notícias ANPOF

Na próxima sexta-feira (14/10) às 9h da manhã, o conferencista, pensador e ambientalista indígena Ailton Krenak participará do último dia de atividades do XIX Encontro Anpof. A conferência é uma das muitas atividades que compõem a programação desta edição. Em ent (…)

"A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução", entrevista com Ailton Krenak

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

12/10/2022 • Entrevistas

O pensamento ocidental e o capitalismo guardariam uma base comum? Qual seria a relação presente entre aquilo que Krenak afirma ser o processo de colonização, que destrói habitats e devora mundos, e a própria produção do pensamento filosófico? Em entrevista inédita realizada pela Anpof (…)