Sbpc alerta para ameaças graves à pós-graduação brasileira

14/09/2022 • Notas e Comunicados

A SBPC manifesta sua profunda preocupação ante os últimos acontecimentos na CAPES, que colocam em risco a pós-graduação brasileira, que até pouco tempo atrás tinha  qualidade internacional e sempre serviu de modelo para a educação em nosso País. São duas as amea&cced (…)

Democracia e Discussão: uma leitura weiliana

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Professor Associado da NOVA FCSH. Coordenador do Doutoramento em Filosofia e do Mestrado em Ensino de Filosofia

14/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Na prática e na teoria, a democracia atravessa uma verdadeira crise, que não parece prestes a ser ultrapassada. Os grandes conceitos fundadores, do povo à vontade geral, tornaram-se polémicos. A contradição entre o uso recorrente do termo como mitologe (…)

Nota de falecimento - Prof. João Mac Dowell

13/09/2022 • Notas e Comunicados

Com enorme pesar comunicamos o falecimento do Prof. João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell, S.J.  Natural de Belém (09/04/1934), João Mac Dowell estudou no Colégio Nóbrega, em Recife, e concluiu o ensino médio no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro. Em 1950 ingressou na Companhia de Je (…)

Como escrevem e falam os filo-papers?

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

13/09/2022 • Coluna ANPOF

Sabemos que os filósofos escrevem e falam muito. Laconismo não costuma ser uma característica dos pensadores (e cá estou eu, escrevendo/falando sobre o escrever e o dizer, apressadamente, encarnando a fatalidade do título). No mundo da confusa babel midiática, caímos – rapidamente – na sedutora (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro "Procurando Razões", de Waldomiro Silva Filho

12/09/2022 • Notícias ANPOF

No dia 27 de setembro, às 19h, acontece o último lançamento de livro da programação da Anpof nas Eleições 2022. A obra em debate será “Procurando Razões”, do professor Dr. Waldomiro Silva Filho (UFBA), publicada recentemente pela Editora Edufba. A  conversa será c (…)

Capes e Ministério Público chegam a acordo para divulgar avaliação da pós-graduação

09/09/2022 • Clipping

Folha de São Paulo - Acordo precisa de homologação da Justiça, que, a pedido da procuradoria, havia suspendido divulgação por questionamentos às regras Leia mais (…)

Filosofias africanas em perspectiva: raízes e diferenciações, entrevista com Severino Ngoenha

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

09/09/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada na edição 155 da Revista Humanitas   A ideia de que a prática filosófica no Brasil precisa ser descolonizada é um lugar-comum. E é também habitual que as pessoas que se abrigam nessa afirmação como uma “frase feita” sem efeito logo enunciem um (…)

Os três tópicos da filosofia de Epicteto

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

09/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Meu minicurso sobre os três tópicos da filosofia de Epicteto será uma oportunidade para vislumbrar em certo detalhe alguns aspectos do pensamento filosófico romano. O pensamento filosófico em Roma costumava ser, até cerca de uma década atrá (…)

A posição social no Brasil como arma política

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

08/09/2022 • Coluna ANPOF

A edição de 2021 do relatório sobre riqueza global feito pelo banco Credit Suisse, mostra que o Brasil não somente permanece como um dos países mais desiguais do mundo, como ainda essa situação vem se agravando. “A desigualdade de riqueza é alta na América Latina, especialmente no Brasi (…)

Anpof recebe candidaturas para representantes da área da Filosofia na Capes

08/09/2022 • Notas e Comunicados

Os/as docentes de pós-graduação em Filosofia enviaram até esta quarta-feira, 7 de setembro, suas candidaturas para a representação da área da Filosofia junto à Capes. Na sequência, os coordenadores de PPGs terão até dia 12 de setembro para a inserção de até c (…)