Nota de repúdio do GT Filosofia e Gênero da Anpof

13/07/2022 • Notas e Comunicados

É o último estágio da barbárie em relação às mulheres que um médico anestesista se aproveite do fato de sua paciente estar desacordada para abusar de seu corpo.  Foi o que fez o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, de 31 anos, que teve sua prisão convertida de flagrante para preventiv (…)

Democracia e Autoritarismo

08/07/2022 • Podcast Anpof

O novo episódio do Podcast Anpof apresenta reflexões sobre Democracia e Autoritarismo. O conteúdo vem como aquecimento para a mesa redonda sobre o tema, que acontecerá no XIX Encontro Anpof, em outubro, na cidade de Goiânia. Na conversa, Silvia Brandão, doutora e pós-doutoranda pela Unifesp, e Dario (…)

Nota de falecimento - Richard J. Bernstein

07/07/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia lamenta a morte do filósofo Richard J. Bernstein. Ele morreu no último dia 4 de julho, em Nova York. Bernstein, que havia anunciado sua aposentadoria na semana passada, era professor da New School desde 1989, tendo reestruturado o departament (…)

Filosofia enraizada, será?

Carlo Zarallo Valdés

Professor de Filosofia; Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

07/07/2022 • Coluna ANPOF

Pensamento, sabedoria, não pode ser tocado, não pode ser visto; mas pesa. Pesa e repousa sobre o solo estendido da terra. Do mesmo jeito que a vida nasce, e a morte volta para ela. Pesa tanto que cria raízes, se conecta e se torna múltiplo. Se move, transforma; a sabedoria pesa e nos exorta. Talvez seja melhor não v&eci (…)

Um ano sem Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

Weiny César Freitas Pinto

Professor do Curso de Filosofia e do Curso de Pós-graduação em Psicologia da UFMS

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Para Josette Monzani, com carinho e gratidão. [1]  O ano de 2021 foi particularmente duro para a comunidade filosófica brasileira, um período marcado por perdas severas: Roberto Machado, Roberto Romano, Arthur Giannotti, Luiz Roberto Monzani nos deixaram. Hoje se completa exatamente um ano que estamos sem Monzani e, no moment (…)

A política não cabe na urna

Mariana de Mattos Rubiano

Licenciada em Ciências Sociais e Filosofia. Mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na New School for Social Research (NY). Pós-doutora em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Este texto foi publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Discutir sobre o cenário político brasileiro atual é angustiante e desafiador uma vez que envolve tantas questões em jogo e crises justapostas e entrelaçadas - política, social, econômica, sanitária - massacres, genocídio (…)

160 anos de nascimento do filósofo Farias Brito

Francisco José da Silva

Professor Adjunto do curso de Filosofia (UFCA) e Coordenador da Licenciatura em Filosofia (UFCA)

05/07/2022 • Coluna ANPOF

Introdução  A filosofia deitou no Ceará raízes profundas. A Terra do Sol teve um filósofo que pode ser considerado um dos mais importantes, autênticos e mais originais filósofos brasileiros, Farias Brito. Raimundo de Farias Brito nasceu em 24 de Julho de 1862 em São Benedito (CE), fez seus pr (…)

Lista de trabalhos inscritos no Prêmio Anpof de Teses e Dissertações 2022 está disponível

04/07/2022 • Notícias ANPOF

Comissão Organizadora do Prêmio Anpof de Teses e Dissertações 2022 divulga lista de trabalhos inscritos, com seus respectivos autores e autoras, indicadas pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. O processo de seleção seguirá o calendário divulgado no Edital e o resultad (…)

Anpof divulga edital de convocatória para eleição da próxima Diretoria - Gestão 2023/2024

04/07/2022 • Notícias ANPOF

Atual gestão da Anpof torna pública a convocatória para a inscrição das chapas que concorrerão às eleições para a nova Diretoria da ANPOF (Gestão 2023/2024), de acordo com as normas previstas no Estatuto da ANPOF. O período de inscrição de ch (…)

Diretoria torna público o novo Estatuto da ANPOF

04/07/2022 • Notas e Comunicados

O novo estatuto da ANPOF entra em vigor com modificações aprovadas por unanimidade na última Assembleia Geral, realizada no dia 30 de setembro de 2021. As atualizações têm por objetivo dar condições formais para a emissão de notas fiscais aos associados; dar maior funcionalidade ao trabal (…)