Filosofia e Modernismo

09/06/2022 • Podcast Anpof

Para pensar o centenário da Semana de Arte Moderna, este episódio do Podcast Anpof sobre Filosofia e Modernismo tem a presença da professora Taisa Palhares (Unicamp), do professor Ivan Maia (UFBA) e a mediação do professor Filipe Ceppas (UFRJ). Na conversa, os três defendem que a ideia de (…)

Produtores do curta-metragem 'Uma questão de ética' realizam campanha de apoio para filmagens

09/06/2022 • Notícias ANPOF

O projeto de curta-metragem de ficção Uma questão de ética  foi um dos cinco selecionados para gravação pelo “Cinema Leva Eu”, iniciativa da Escola Brasileira de Cinema (EBAV) e do Instituto Zeca pagodinho. Para viabilizar sua realização, foi lançada uma campan (…)

Filosofia desenraizada: um vício de origem

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

09/06/2022 • Coluna ANPOF

A presença ou a existência de atividade filosófica (cursos, pesquisa, teses, eventos, livros, dicionários, artigos etc.) entre nós não é per se demonstração de que filosofamos ou de que fazemos ou produzimos filosofia. É possível apropriar-se ou reproduzir ideias filosófic (…)

Nota pública da ANPOF em defesa da liberdade de imprensa

07/06/2022 • Notas e Comunicados

No dia nacional da liberdade de imprensa, a Anpof vem a público manifestar sua preocupação com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira. Ambos desapareceram no domingo (05/06), no trajeto entre a comunidade de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Colaborad (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em cobrança a medidas para localização de desaparecidos na Amazônia

07/06/2022 • Notas e Comunicados

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, convicta de que os avanços científicos que defende andam sempre de par com o respeito e crescente implantação dos direitos humanos, vem a público manifestar sua indignação ante o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornali (…)

Um exercício para a imaginação política: identidades, debate público e polarização

Laiz Fraga Dantas

Doutora em Filosofia pela UFBA, Membro do GT Poética Pragmática e do Grupo de Estudos Independente Mulheres e Filosofia (GEIMF)

02/06/2022 • Coluna ANPOF

O cenário atual exige imaginação política. Se, por um lado, presenciamos o avanço das pautas sobre identidade – feminismo, luta antirracista, LGBTQIA+ –, com conquistas significativas e uma inserção cada vez maior no debate público, por outro lado, há um crescimento expressivo de (…)

Anpof 8M - Entrevista sobre divulgação filosófica de mulheres é publicada na edição 152 da Revista Humanitas

01/06/2022 • Entrevistas

No último mês de março divulgamos uma série de conteúdos que abordavam, por diferentes perspectivas e formatos, a realidade das mulheres na filosofia no Brasil a sua divulgação filosófica. Fruto da campanha Anpof 8M em colaboração com a Revista Humanitas, compartilhamos agora a ent (…)

O que Karl Marx disse sobre Jeremy Bentham?

Wesley Sousa

Mestrando em Filosofia pela UFSC

26/05/2022 • Coluna ANPOF

Durante a graduação, tive contato com a filosofia moral inglesa, em especial John Locke e David Hume. Nos corredores da universidade, um professor meu, especialista no pensamento de Jeremy Bentham, em uma conversa casual comigo, pude falar que Marx havia escrito algumas coisas sobre Bentham. Lembrando disso, anos depois, ofereço algu (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em rejeição ao projeto de lei que autoriza a educação domiciliar

19/05/2022 • Notas e Comunicados

CONTRA O HOMESCHOOLING A SBPC apela aos membros do Congresso para que REJEITEM o projeto de lei que autoriza a EDUCAÇÃO DOMICILIAR, também conhecida como “homeschooling”, pelas razões que se seguem: 1) Um dos principais papéis da educação, como se constata da própria etimologia da (…)

Dostoiévski e a beleza capaz de salvar o mundo

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

19/05/2022 • Coluna ANPOF

“Senhores—gritou alto para todos—, o príncipe afirma que a beleza salvará o mundo! [...]  Qual é a beleza que vai salvar o mundo?  [...]” O príncipe o examinou atentamente e não lhe respondeu [1]. Para Dostoiévski, segundo suas próprias palavras, “o belo &eacut (…)