Michel Foucault e o Cuidado do Si

Ygor Borba

Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)

29/04/2022 • Coluna ANPOF

Foucault busca interpretar as relações do sujeito com os jogos de verdade [1] a partir do estudo da Ética do Cuidado de Si comum na Grécia e na Roma Antiga.  Era necessário saber sobre os jogos de verdade que se consolidavam em práticas e exercícios que o indivíduo fazia sobre si mesmo, tendo c (…)

O que seria um método de leitura?

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

27/04/2022 • Coluna ANPOF

O que seria um método de leitura? Para mim, resta pouca dúvida de que o chamado “método estruturalista de leitura” não satisfaz as condições mínimas necessárias para ser adequadamente qualificado como um método. Não é que ele seja inteiramente destituído de va (…)

FCHSSALLA e SBPC enviam nota à Câmara Federal sobre retirada do artigo 73 do PL 7082/2017

25/04/2022 • Notas e Comunicados

Pesquisadores em Ciências Humanas do Brasil, representados pelo Fórum de Associações de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) e apoiados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), enviam aos deputados federais uma solicitação de (…)

XIX Encontro Nacional da Anpof será realizado presencialmente em Goiânia entre 10 e 14 de outubro

19/04/2022 • Clipping

Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional, presencialmente, em Goiânia/GO. As inscrições com su (…)

O desafio da filosofia autoral no Brasil

18/04/2022 • Podcast Anpof

A filosofia acadêmica tem grande diversidade, tratando dos mais diversos temas e autores, mas só agora foi criado um GT na ANPOF voltado para tratar do pensamento filosófico brasileiro. Seria isso uma desvalorização da filosofia que nós mesmos fazemos? Faz sentido distinguir “filosofia no Brasil”, &ldq (…)

Edital de expansão do Mestrado Profissional em Filosofia será encerrado no próximo dia 25/4

17/04/2022 • Notícias ANPOF

O Prof-Filo está com edital aberto até o dia 25/4 para o credenciamento de instituições que desejam se associar ao programa e ofertar vagas de mestrado profissional em Filosofia. Caso haja dúvidas sobre o processo e o edital, recomendamos que acesse a live que a Anpof em parceria com o Prof-Filo realizou (…)

Meritocracia estética e a Semana de Arte Moderna de 1922

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/04/2022 • Coluna ANPOF

Coluna em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A perspectiva decolonial toca menos na obra em si mesma porque o seu foco consiste em sublinhar os vetores de poder que sustentam a disseminação e recepção de determinadas obras. A forte resistência às críticas à Semana de Arte Moderna&nb (…)

"Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos"

13/04/2022 • Clipping

Clipping DW - "Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos", por Edison Veiga "Considerada uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade, a psicóloga e ativista social Cida Bento lança livro sobre as dificuldades de inserção de negros no mercado de trabalho." Lei (…)

?Devemos ensinar às pessoas como, e não o que pensar?, diz biógrafo do filósofo Diderot

13/04/2022 • Clipping

Clipping - O Globo "O filósofo Denis Diderot (1713-1784) seria o padroeiro da Wikipedia e, de certa forma, do Google. É o que diz o biógrafo Andrew Curran, professor de humanidades no departamento de francês da Universidade Wesleyan (EUA) e autor de “Diderot e a arte de pensar livremente”, lançado no (…)

Por uma filosofia da aventura

11/04/2022 • Clipping

Um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro por Arthur Grupillo Se eu pudesse caracterizar a juventude com uma palavra, seria ‘ansiedade’. A década que vivi entre os meus 16 e 26 anos de idade — embora isso não signifique, absolutamente, que foi a menos feliz — certamente foi, de long (…)