A filosofia é uma atividade coletiva... e daí?

Alexandre Meyer Luz

Prof. Filosofia (UFSC)

31/01/2022 • Coluna ANPOF

O recente “O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual”, publicado nesta coluna em 19/01/2022) fez o excelente trabalho de desafiar a suposição de que o trabalho filosófico é o resultado de um esforço primariamente individual. Claro, muitos dos produtos filosóficos (…)

Capes prorroga mandatos das coordenações de área, divulga novo calendário da Avaliação Quadrienal e revoga portaria sobre Qualis Periódicos

24/01/2022 • Clipping

Em comunicado enviado nesta quarta-feira (15), a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), Cláudia Mansani Queda de Toledo, informa a comunidade científica, por meio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que atendeu às demandas apresentada (…)

SBPC manifesta preocupação com demissão do diretor de Avaliação da Capes

24/01/2022 • Clipping

A SBPC manifesta sua preocupação ante a demissão do diretor de Avaliação da CAPES, no momento em que deveriam estar todos os empenhos da agência voltados para a efetuação tranquila e cooperativa da Avaliação Quadrienal, e expressa sua expectativa de que esta possa começar o mais (…)

Apologia de Pangloss ou sobre como banalizar a filosofia para fins motivacionais

Francisco José Dias de Moraes

Prof. UFRJ

21/01/2022 • Coluna ANPOF

Pense assim: sua felicidade depende apenas de uma decisão repentina sua, de um desejo e de uma coragem de mudar bruscamente o rumo de sua vida. Deixar uma profissão, um relacionamento ou um emprego desgastante e buscar algo novo que traga mais prazer e bem-estar. A pandemia, neste sentido, pode ter sido uma boa coisa, já que deu aque (…)

O Mito do Individualismo Intelectual e a Prática Filosófica Atual

Bruno Coelho

Doutorando em Filosofia, UFBA

Felipe Rocha L. Santos

Pós-Doutorando em Filosofia, UFBA

Frank Wyllys Cabral Lira

Licenciando em Filosofia, UFAM

Juliomar Marques Silva

Doutor em Filosofia, UFBA

Lucas Bispo

Mestrando em Filosofia, UFBA

Matheus Oliva da Costa

Professor de Filosofia, UERR

Simone de Souza

Graduanda em Farmácia, UNIFESP

19/01/2022 • Coluna ANPOF

Recentemente, o blog Open for Debate, da Universidade de Cardiff, publicou um texto de Jonathan Matheson intitulado “O mito do Individualismo Intelectual”. Nesse texto, o autor argumenta que não existe algo como uma vida intelectual totalmente individual, não se ao menos considerarmos que essa é uma vida na qual as ativid (…)

Sinal de alerta: A simplificação do licenciamento ambiental e os desastres anunciados em Minas Gerais

13/01/2022 • Notas e Comunicados

Nota assinada pelas seguintes associações: Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS; Associação Brasileira d (…)

Nota de falecimento: Enrico Berti

06/01/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo italiano Enrico Berti, um dos maiores conhecedores do pensamento aristotélico. Berti era professor emérito de História da Filosofia na Universidad de Padua, cidade em que morreu aos 86 anos. Seus estudos centravam-se na Filosofia Antiga, desde Tales de Mileto até a Ida (…)

Esclarecimentos sobre o resultado da Chamada Universal CNPq 2021

05/01/2022 • Notas e Comunicados

O Comitê Assessor de Filosofia (CA-FI) do CNPq recebeu, para análise e parecer, 47 (quarenta e sete) projetos, submetidos à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 18/2021 (Chamada Universal), sendo 32 (trinta e dois) de Grupos Emergentes (Faixa A) e 15 (quinze) de Grupos Consolidados (Faixa B), num total solicitado de R$ 3.318.198,87 (três mil (…)

Anpof passa a integrar a Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP)

20/12/2021 • Notícias ANPOF

O Comitê Diretivo da FISP aprova por unanimidade o pedido de adesão apresentado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). A FISP é a maior organização não governamental mundial de filosofia e tem como principais objetivos contribuir para o desenvolviment (…)

Bem-vinda ao século XXI, senhora Arendt

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

20/12/2021 • Coluna ANPOF

Entre 1928 e 1940 Theodor W. Adorno e Walter Benjamin trocaram correspondência regularmente. Essa correspondência, além de ser um valioso documento para compreendermos a arquitetura do monumental Passagens de Benjamin e as motivações para o pensamento de Adorno, é uma testemunha potente das transformaç&otild (…)