Nota de pesar do PPGFil/UFSCar pelo falecimento do Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho

21/12/2023 • Notas e Comunicados

Com imensa tristeza comunicamos o falecimento, aos 81 anos, de Rubens Rodrigues Torres Filho. Muito se poderia dizer, nada seria suficiente. Professor de filosofia da USP, não ensinava filosofia, mostrava como filosofar, notou já quem dele foi próximo. Estudioso de Fichte e do idealismo alemão, nunca pretendia apresentar a pal (…)

Nota de pesar: Antonio Negri

18/12/2023 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof mostra seu pesar com o falecimento do filósofo italiano Toni Negri, neste último dia 16. Autor de obras como "Spinoza Subversivo", "Imperio" e "Europa e Império", Negri deixa um legado de luta política da esquerda italiana desde a década de 1960. Ele foi um dos fun (…)

Giannotti, 'a USP' e a filosofia brasileira (A propósito dos 40 anos da Anpof)

José Crisóstomo de Souza

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA

15/12/2023 • Coluna ANPOF

Meu primeiro contato com a “filosofia da USP” deu-se nos idos de1969, quando sua pós-graduação, a primeira do País, nem credenciada estava. Eu andava pela graduação da UFBA quando aqui aportaram Giannotti e Porchat, trazendo a boa-nova da formação em filosofia como “leitura interna (…)

Quem Tem Medo da Filosofia?

André Leclerc

Professor Titular da UnB

15/12/2023 • Coluna ANPOF

Recentemente, o Secretário de Justiça e Cidadania do governo Tarcísio de Freitas (São Paulo), atacou a Filosofia e a Sociologia em discurso público – como foi feito inúmeras vezes durante os quatro anos do precedente governo federal –  durante a Conferência Estadual da Juventude de Sã (…)

Entrevista com a diretoria da Anpof sobre o primeiro ano da gestão 2023/2024

14/12/2023 • Entrevistas

O primeiro ano da atual gestão da Anpof, que tem o professor Érico Andrade (UFPE) como presidente, foi marcada pela celebração dos 40 anos da associação, que culminou na realização do Miniencontro em Fortaleza, pela criação do Observatório Racial, da Comissão de Ensino de (…)

A senioridade como ética: uma reflexão com Oyèrónké Oyewùmí

Yasmin Alcantara Galvão Pereira

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do ABC

14/12/2023 • Coluna ANPOF

O acerca do pensamento de Oyèrónké Oyewùmí vem se constituindo em larga medida sobre sua defesa de que na Iorubalândia pré-colonial não existia a categoria gênero; e sua crítica de que as teorias feministas ocidentais sobretudo as da segunda onda reafirmam a centralidade no corpo, e (…)

Seletiva Nacional para a 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia recebe inscrições até 5 de janeiro

14/12/2023 • Notícias ANPOF

A 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), mais importante evento da comunidade filosófica internacional dedicado a estudantes da educação básica, acontece de 16 a 19 de maio de 2024, em Helsinque, na Finlândia. As inscrições para a seletiva nacional, inicialmente previstas para (…)

Nota de pesar do GT Fichte pelo falecimento do Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho

14/12/2023 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do estimado Prof. Rubens Rodrigues Torres Filho, aos 82 anos, ocorrido no dia 12 de dezembro em São Paulo. A comunidade acadêmica está órfã: o professor Rubens Rodrigues Torres Filho, o autêntico professor ultramuros, fez a passagem no dia de ontem (12 de dezembro (…)

Nota de pesar: Rubens Rodrigues Torres Filho

13/12/2023 • Notas e Comunicados

É com pesar que Diretoria da Anpof comunica o falecimento de Rubens Rodrigues Torres Filho. Aos 81 anos, o professor de Filosofia da FFCLH nos deixou. Estudioso e mestre de Fichte, autor de diversos textos, poeta, tradutor e alguém com uma verve alegre, como contam. Sua passagem ultrapassa os meandros da academia e, mais uma vez, a filosofi (…)

À luz da história das filosofias

Nathan Braga Fontoura

Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

12/12/2023 • Coluna ANPOF

A palavra “filosofia” compreende inúmeras significações; ela assume diferentes sentidos a partir de diferentes perspectivas: “amor à sabedoria”, “esclarecimento conceitual”, “modo de vida”, “sistema de pensamento” etc. Estas são algumas das denominaç&oti (…)