Amaro Fleck e Eduardo Soares entrevistam Marcos Nobre sobre desafios para a democracia brasileira

Amaro Fleck

Professor de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais

Eduardo Soares

Professor de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais

Marcos Nobre

Professor de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas

25/05/2020 • Podcast Anpof

Neste terceiro episódio de nosso Podcast, o presidente da Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e professor do departamento de Filosofia da Unicamp, Marcos Nobre, é entrevistado pelos professores do departamento de Filosofia da UFMG, Amaro Fleck e Eduardo Soares. Ambos são integrantes do GT de Teoria Crítica da Anpof.

Nesta conversa, os professores abordam questões ligadas ao contexto político brasileiro na atualidade. As manifestações de Junho de 2013 criaram uma efervescência nas forças políticas do Brasil, mas como o sistema político reagiu a elas? Frente à fragmentação e às rupturas que marcam o campo político desde então, quais são as pautas capazes de promover uma convivência política no sentido do fortalecimento da democracia?

No dia em que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebe um pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro, assinado por mais de 400 entidades e sete partidos, nosso episódio aborda a questão: um impeachment está em nosso horizonte? Para o professor Marcos Nobre, que lança na próxima semana seu novo livro Ponto-final. A guerra de Bolsonaro contra a democracia, a defesa desta requer ir além da sua compreensão em termos eleitorais, considerando as transformações que provocaram a emergência de uma sociabilidade digital e implica, sobretudo, a repactuação das forças políticas. Acompanhe a discussão nos links abaixo.

Ouça no Spotify ou no Castbox.