Os pressupostos teórico-filosóficos da BNCC

Franciele Bete Petry - UFSC (1)

Doutora em Filosofia e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche na J. W. Goethe Universität (Alemanha)

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

23/10/2020 • Podcast Anpof

Este episódio dá início a uma série de podcasts voltados para a discussão de temas educacionais. Para essa primeira conversa, recebemos o professor Silvio Carneiro, que é Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Quem o entrevista é a professora de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, Franciele Bete Petry.

Nesta conversa, os professores discutem a Reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular, seus pressupostos filosóficos e a concepção de ensino e aprendizagem difundida com a nova proposta. Para o professor Silvio Carneiro é necessário questionar o modelo de habilidades e competências, uma vez que a dimensão do ensino, relacionada ao ato de dar significado às coisas, vem se perdendo. Os professores também abordam aspectos relacionados aos objetivos gerais do ensino médio, o problema envolvido na ênfase de uma visão superficial sobre a educação como preparação para o trabalho e os impactos das novas orientações sobre a organização curricular em termos de possibilidades de formação e de construção de projetos de vida [dos jovens]. O episódio trata ainda das implicações da BNCC para o ensino de filosofia. Acompanhe a seguir esta discussão no Spotify ou no Castbox.