Podcast: democracia e autoritarismo: o que resta da ditadura hoje?

14/06/2021 • Podcast Anpof

Poucas horas depois de encerrarmos a gravação desse episódio, Kathlen Romeu, uma jovem negra de 24 anos, grávida, foi morta pela polícia militar durante uma operação na Zona Norte do Rio de Janeiro. Era este o tema dessa conversa: a violência policial que permeia toda a história brasileira.

Para discutir o tema, convidamos os professores Vladimir Safatle (USP) e Edson Teles (Unifesp), num debate conduzido por Tessa Lacerda (USP/diretoria Anpof). Vladimir e Edson organizaram o livro “O que resta da ditadura” e neste episódio compartilham o que ficou dessa experiência e a relação entre ditadura e violência policial. 

Nesta conversa, Safatle comenta sobre o que chama de “democracia de condomínio”, uma democracia geograficamente localizada: não há nenhuma garantia de direitos ou de proteção à vida a cinco quilômetros dali, o que acontece todos os dias no Brasil. A falta de democracia que tirou a vida de Kathleen. Por outro lado, Edson nos apresenta as histórias de insurreições que sempre marcaram esses territórios. Ele destaca a importância de disputarmos as narrativas e garantirmos espaços para que falem aqueles que sempre estiveram nos levantes nas periferias. 

Este episódio prepara nosso debate para a mesa sobre democracia e autoritarismo na quarta-feira, dia 23, na Semana Anpof 2021. Às 19h, em nosso canal no YouTube, teremos um debate sobre o tema com a profa. Loiane Prado Verbicaro (UFPA), prof. Marcos Nobre (Unicamp/Ceebrap) e dnda. Patrícia Baehr (UFSC), mediado pelo prof. César Candiotto (PUCPR/Anpof).


Ouça no Castbox ou no Spotify.

***

Edson Teles é professor de filosofia política no curso de graduação em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp). É militante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura e ativista das resistências aos modos autoritários de gestão da vida. Organizou, junto com Vladimir Safatle, o livro "O que resta da Ditadura. A exceção brasileira" (Boitempo, 2010) e, com Renan Quinalha, "Espectros da Ditadura. Da Comissão da Verdade ao bolsonarismo" (Autonomia Literária, 2020). Publicou os livros "Democracia e estado de exceção" (Ed. Unifesp, 2015), "O abismo na história" (Alameda, 2018) e "Ação política em Hannah Arendt" (Almedina, 2019).

Vladimir Safatle é professor Titular do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scholar da Universidade da California - Berkeley, além de professor visitante das Universidades de Paris I, Paris VII , Paris VIII, Paris X Toulouse, Louvain, Stellenbosch (África do Sul) e Essex. Foi ainda responsável de seminário no Collège International de Philosophie (Paris). Desenvolve pesquisas nas áreas de: epistemologia da psicanálise e da psicologia, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século XX e filosofia da música. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012.