GT Alteridade e Desconstrução

O GT “Alteridade e Desconstrução” foi criado em 2009 e se reuniu pela primeira vez no XV Encontro da ANPOF (2010), em Águas de Lindóia. Inicialmente, chamava-se GT “Desconstrução, linguagem e alteridade” e foi coordenado, desde então, por Rafael Haddock-Lobo (UFRJ, UERJ), Carla Rodrigues (UFRJ), Georgia Amitrano (UFU) e, atualmente, por Marcelo Rangel (UFOP) com a vice-coordenação de Magda Guadalupe dos Santos (UEMG, PUC-MG).

O GT “Alteridade e Desconstrução” vem se reunindo com frequência e acolhendo pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil e também de outros países. Além de filósofas e filósofos europeus e problemas mais consolidados em torno da desconstrução, temos uma diversificação significativa de autoras e autores e de temas para além da tradição europeia, e uma preocupação com a América Latina em geral e o Brasil em particular, com base no que chamamos de filosofia popular brasileira.    

Derrida e a desconstrução continuam sendo eixo determinante para nossos trabalhos, temos desenvolvido pesquisas que se dedicam cuidadosamente aos problemas e noções próprios ao pensamento derridiano, no entanto, também temos nos esforçado no sentido de pensar, em diálogo com a desconstrução, problemas contemporâneos e relacionados, por exemplo, ao Brasil, o que diz respeito à desconstrução da colonialidade.

Parte expressiva de nossos textos mais recentes pode ser encontrada no livro que organizamos junto a ANPOF, publicado em parceria com o Instituto Quero Saber: “Ensaios de Alteridade e Desconstrução” (2024). E também em outros links disponibilizados aqui em nossa página.

Sejam todas(os) muito bem-vindas(os)!