GT Fichte

O Grupo de Estudos sobre Fichte nasceu em 2008 como associação voltada ao estudo da obra do pensador alemão Johann Gottlieb Fichte (Rammennau 1762 – Berlim 1814), como iniciativa de um grupo de investigadores e professores que visaram promover um lugar de encontro, discussão e difusão da obra do filósofo alemão no Brasil, na Argentina, no Chile e demais países da América Latina. Entre seus objetivos principais constam os de organizar seminários, cursos e congressos e a elaboração e publicação tanto da obra de Fichte (em português em espanhol) como de monografias e artigos de especialistas.

Atualmente o grupo conta com mais de 30 membros ativos, que exercem a função de investigadores e professores em universidades no Brasil, na Argentina, no Chile, noMéxico e na Costa Rica. O Grupo de Estudos  Fichte é filiado à Internationale Johann-Gottlieb-Fichte-Gesellschaft (IFG) sediada na Alemanha. Muitos de seus membros também participam das atividades da Rede Ibérica de Estudos Fichtianos (RIEF), com sede compartilhada em Portugal e Espanha. O Grupo de Estudos sobre Fichte organiza regularmente Congressos Internacionais que se concentram em diferentes aspectos do pensamento fichtiano e do qual participam tanto os seus membros como convidados de instituições de todo o mundo. O grupo também publica semestralmente a Revista de Estudos sobre Fichte (Fichte Online, Europhilosophie Editions), que conta com endosso para valer como publicação científica no sistema de avaliação (the double blind review) a cargo de membros do grupo e com a indexação na European Reference Index of the Humanities e no Latindex. Já contam 5 congressos internacionais realizados desde o período de sua fundação. São eles:

O I Congresso Internacional do Grupo de Estudos sobre Fichte ocorreu em novembro de 2011 na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, que tiveram como organizadores os professores Thiago Santoro e Christian Klotz, e como participantes: Luciano C. Utteich (UNIOESTE), Giorgia Cecchinato (UFMG), Bárbara A. Vianna da Silva (USP), Marília Pacheco (USP), Ulisses Vaccari (USP), Erick D. de Lima (Univ. Brasília), Francisco Gaspar (USP), Fábio Nolasco (UNESP), Manuel M. da Silva (UNICENTRO), Everaldo V. de Oliveira (UFSE), Glauber Klein (UFPR), Marcos Nicolau (UVA), Cléber D. L. da Silva (UFSCAR), com os convidados estrangeiros: Prof. Helmut Girndt (Univ. Duisburg-Essen), Jacinto Rivera de Rosales (UNED), Mário J. de Almeida Carvalho (U. Lisboa), Tom Rockmore (Duquesne University), Vasco de Jesus (U. Nova de Lisboa), Héctor Arrese Igor (Universidad de La Plata), Ana Carrasco Conde (Universidad Carlos III), Felipe Schwember (Universidad de Santiago de Chile), Gustavo Macedo (Martin-Luther-Universität), Vicente Serrano (Universidad Austral de Chile), Emiliano Acosta (Ghent University), Faustino Oncina Coves (Universidad de Valencia).

O II Congresso Internacional do Grupo de Estudos Fichte, intitulado: “Entre Revolución y Restauración: Fichte y la recepción romántica de su filosofía”, realizou-se em novembro de 2013 na Universidad Austral de Chile, na cidade de Valdivi, organizado por Vicente Serrano e Felipe Schwember.

O III Congresso Internacional do Grupo de Estudos sobre Fichte, intitulado: “J. G. Fichte – Uma Vida Filosófica, uma Filosofia Viva”, realizou-se em agosto de 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte, Brasil, organizada por Giorgia Ceccinato, Joãosinho Beckenkamp, Leonardo Alves Vieira, Federico Ferraguto, Gabriel Assumpção, Gabriel Lago, Guilherme Ferreira e Renata Guerra.

O IV Congresso Internacional do Grupo de Estudos sobre Fichte, intitulado: “Fichte en el laberinto del idealismo”, realizou-se em setembro de 2016 na cidade de Buenos Aires, organizado por Jimena Solé, Mariano Gaudio, Natalia Lerussi, Sandra Palermo e Julián Ferreyra. Foi publicado no formato de livro digital, pela RAGIF Ediciones, uma seleção dos escritos apresentados no congresso; e pode ser descarregado gratuitamente no link: http://ragif.com.ar/2019/10/24/fichte-en-el-laberinto-del-idealismo-libro/.

O V Congresso Internacional do Grupo de Estudos sobre Fichte, intitulado: “Eu – Imagem – Ser”, realizou-se em novembro de 2019 em Curitiba, organizado por Federico Ferraguto, Giorgia Cecchinato e Marco Rampazzo Bazzan. Em cada congresso a atividade do Grupo de Estudos sobre Fichte adquiriu maior visibilidade internacional, fazendo com que os membros da Internationale Fichte Gesellschaft, em assembleia realizado em outubro de 2018, votasse na Profa. Dra. María Jimena Solé (UBA, Buenos Aires), como membro investigador da América Latina incluída na Comissão Diretora da Associação Internacional de Estudos sobre Fichte.

Esse reconhecimento da comunidade acadêmica internacional se deve à qualidade de investigadores envolvidos na promoção dos estudos sobre o pensador Fichte, seja pela promoção do caráter científico das conferências e comunicações, seja pelos debates realizados em prol dos critérios de clareza e originalidade no trato com o espólio desse autor.