GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

O propósito da criação do Grupo de Trabalho (GT) da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar, em 2006, era reunir professoras e professores que, a partir de distintas regiões do país, assumem o Ensino de Filosofia como objeto de investigação filosófica; pesquisadoras e pesquisadores que problematizam o ofício e a formação docente a partir da literatura filosófica em sua interface com as questões educacionais e com a prática do filosofar nos diferentes níveis de ensino. Objetivava-se dar organicidade à área, fomentando sua potência no âmbito das pesquisas de pós-graduação.

A criação de uma nova comunidade de pesquisadores na maior associação nacional de pós-graduação em Filosofia não é fortuita. A presença inócua da disciplina de filosofia no currículo da educação básica e a percepção da ausência de um debate consolidado sobre o ensino de filosofia no Brasil geraram um ambiente propício para reunir professoras/es e pesquisadoras/es de todo o país, que se organizaram para lutar pela presença obrigatória da filosofia no currículo do ensino médio e também iniciar um debate coletivo sobre a temática. Uma série de eventos e reuniões marcaram essa época; os mais conhecidos foram os eventos oriundos dos fóruns regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte-Nordeste. Também foram organizados dossiês, coletâneas e o desenvolvimento de pesquisas específicas ao ensino de filosofia, instituindo novos quadros de pesquisadoras e pesquisadores na área. Com isso, projetava-se criar condições institucionais e intelectuais para desenvolver filosoficamente a temática do ensino de filosofia, abrir um território inter e transdisciplinar que se constituísse como um novo campo de trabalho, partilhando problemas, projetos e ferramentas que impulsionassem os estudos e a educação filosófica no país. A institucionalização do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar representou mais uma iniciativa nessa direção, estabelecendo-se como um lugar privilegiado para conhecer e debater as pesquisas no âmbito da pós-graduação em filosofia no Brasil.

Em 2024, o GT Filosofar e Ensinar a Filosofar completa 18 anos. Neste período, o GT, que se reúne anualmente ou no encontro da ANPOF ou no encontro do próprio nacional do grupo, tem contribuído imensamente para a consolidação do Ensino de Filosofia como campo de conhecimento, como subárea que congrega pesquisas na interface entre Filosofia(s), Ensino e Educação. Nestas quase duas décadas de existência, o GT da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia que se dedica ao filosofar e ao ensinar a filosofar foi responsável pela publicação de um número significativo de artigos, livros, capítulos de livros e trabalhos completos publicados em anais de eventos, além de ter desenvolvido e orientado inúmeros projetos de pesquisa (cf. acervo do GT). Cabe notar que as pesquisas em programas acadêmicos (mestrado e doutorado) de pós-graduação sobre Ensino de Filosofia são desenvolvidas com regularidade desde 1989. E nos programas profissionais, desde 2015. Outro aspecto importante de ser sublinhado é o fato de que as produções supramencionadas são assinadas por mais de 60 pesquisadoras e pesquisadores, de Caicó, no RN, à Santa Maria, no RS, o que mostra a capilarização da temática em território nacional e a efetiva consolidação do campo da Filosofia do Ensino de Filosofia no Brasil.

Nesta página, indicamos algumas portas de acesso às atividades e produções dos/as integrantes do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, as quais visam contribuir para a consolidação do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa brasileira.

Sejam bem-vindas e bem-vindos!

Contato: gtfilosofarensinar@gmail.com