GT Heidegger

O GT Heidegger é um espaço de reflexão voltado à obra de Martin Heidegger (1889-1976) e de suas repercussões no pensamento contemporâneo, em suas diversas vertentes, épocas e temáticas, por parte de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação em Filosofia no Brasil e no mundo.

Seu objetivo central é o de promover o conhecimento mediante o compartilhamento das pesquisas atuais e a interlocução entre os pesquisadores. Embora esteja voltado prioritariamente para os Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil, o GT Heidegger acolhe também pesquisadores de outras áreas e países, com o intuito de propiciar um diálogo amplo entre todos que se dedicam a manter vivo o pensamento de Martin Heidegger.

Este grupo de trabalho dedica-se, portanto, à produção filosófica que se insere na tradição aberta por aquele que foi um dos maiores filósofos do século XX. Praticamente toda a filosofia ocidental, em alguma medida, teve contatos importantes com a filosofia heideggeriana, seja para levar as suas questões adiante, para reafirmá-la sistematicamente, ou para tecer contrapontos e críticas. 

Assim, o GT Heidegger tem como prioridade discutir os trabalhos que: 1) tratam dos problemas filosóficos identificados e, por conseguinte, desenvolvidos por Martin Heidegger; 2) reconstroem argumentos levantados pelo filósofo em suas obras; 3) traçam interlocuções possíveis entre a fenomenologia hermenêutica heideggeriana e áreas afins; 4) propõem abordagens originais e inovadoras de interpretação da obra heideggeriana; e 5) visam pensar de maneira crítica não apenas a obra que Heidegger nos legou, mas também as suas possíveis lacunas, atualizando o seu pensamento e reconhecendo a sua importância para a prática filosófica atual.