Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 14, N. 2

Editorial

Flávia Brocchetto Ramos Neires Maria Soldatelli Paviani

APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM

Cláudia Maria Mendes Gontijo

Literacy, Written language, Children,Alfabeti

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO

Aline Elisabete Pereira, Onici Claro Flôres

Leitura,Memória,Conhecimento prévio, Ensino d

HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: MODIFICAÇÕES NO LER E ESCREVER?

Gislaine Gracia Magnabosco

Digital genres, Hypertext, Reading, Writing,i

PRODUÇÃO DE NARRATIVA E AUTORIA

Neiva Maria Tebaldi Gomes

Narrative production, Authorship, Language,

LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO NECESSÁRIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Edi Jussara Candido Lorensatti

Mathematical language, Problems,Linguagem mat

DA LEITURA ESCOLARIZADA À LEITURA LITERÁRIA: A TRAGETÓRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

Ensino da leitura, Ensino da literatura, P

A LINGUAGEM LITERÁRIA E A PLURALIDADE CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA

Eliane Santana Dias Debus, Margarida Cristina Vasques

Literatura infantil, Cultura africana,Cultura

LITERATURA E GÊNERO: VETORES PARA A FORMAÇÃO DO AUTOR

Cecil Jeanine Albert Zinani

The wizard of Oz, Genre,Child reader,O mágico

REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA

Ana Luisa Brandt, Felipe Gustsack, Juliana Feldmann

Linguagens, Contação de histórias, Oralidade,

VAMOS CANTAR HISTÓRIAS?

Leila Mury Bergmann, Maria Cecília A. R. Torres

Literatura Infantil,Música, Prática pedagógic

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ESCOLHA DE HISTÓRIAS EM UM RECORTE DE EXPERIÊNCIAS GAÚCHAS

Edgar Roberto Kirchof, Rosa Maria Hessel Silveira

Children’s literature, Storytelling,Reading,L

JORNADINHAS NACIONAIS DE LITERATURA DE PASSO FUNDO FORMANDO LEITORES: EM FOCO A 4ª JORNADINHA

Adriana Röhrig, Fabiane Verardi Burlamaque

Jornadinha Nacional de Literatura, Reception,

Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel

Flávia Brocchetto Ramos, Vânia Marta Espeiorin

Ensino de Língua Portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas: entrevista com Irandé

Antunes Flávia Brocchetto Ramos

Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental

Nathalie Vieira Neves

História da educação: uma forma de aprender

Roseli Maria Bergozza

Desafio ao tradicional

Deline Farenzena