Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 15, N. 2

Apresentação

Eliana Maria do Sacramento Soares

A RECONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E A ARTE DE ESCOLHER

Adriano Rodrigues Ruiz

TV PENDRIVE: O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Doralice Aparecida Paranzini Gorni, Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo

CIBORGUES, ROBÔS E CLONES NA PEDAGOGIA DO CINEMACIBORGUES, ROBÔS E CLONES NA PEDAGOGIA DO CINEMA

Angela Dillmann Nunes Bicca, Maria Lúcia Castagana Wortmann

LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TICS

Diego Chiapinoto

APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO

Neusa Maria John Scheid, Cledes Antonio Casagrande, César Fernando Meurer

INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: HIPERMÍDIA EDUCACIONAL NAS ATIVIDADES DE ESTUDO A DISTÂNCIA

Fábio da Purificação de Bastos, Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

A CULTURA EMERGENTE NA CONVIVÊNCIA EM MDV3D

Luciana Backes

INOVAÇÕES EDUCACIONAIS VERSUS CULTURA ESCOLAR: AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E DA INCORPORAÇÃO DO USO PEDAGÓGICO DAS TICS AOS PROCESSOS ESCOLARES

Lucília Regina de Souza Machado, Luciene Aparecida da Silva

A AÇÃO DE PROJETAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RELAÇÕES ENTRE A CONSTRUÇÃO DE FORMALIZAÇÕES E A CRIAÇÃO DE NOVIDADES

Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar, Sílvia Meirelles Leite

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DA CAPACITAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO DIGITAL DO SISTEMA “S”

Valéria De Bettio Mattos

A TENSÃO MODERNIDADE/PÓS-MODERNIDADE COMO FORÇA PROPULSORA DAS SIMBIOSES CONTEMPORÂNEAS E O COTIDIANO ESCOLAR

Maria Lucia de Amorim Soares, Leandro Petarnella

Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online

Marcelo Prado Amaral Rosa

Games em educação: como os nativos digitais aprendem

Cristina Maria Pescador

A inteligência coletiva

Celso Samir Guielcer de For

O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula

Marc Prensky