Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 16, N. 3

Apresentação

Everaldo Cescon

OS PRESSUPOSTOS ÉTICO-EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM KANT E HABERMAS i

Jayme Pavian

IMPLICAÇÕES ÉTICAS E PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE COM O CORPO

Evaldo Antônio Kuiava, Lisiane Reis Brum

POSIÇÃO ORIGINAL: UM RECURSO PROCEDIMENTAL PURO

Elnora Gondin, Osvaldino Marra Rodrigues

SOCIEDADE DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DO GLOBAL PARA O LOCAL

Paulino Eidt

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO DE ABRAHAM JOSHUA HESCHEL A PARTIR DE SUAS RAÍZES JUDAICAS

Renato Somberg Pfeffer

JOHN DEWEY E ALDOUS HUXLEY: O ADMIRÁVEL E O IMPENSÁVEL NA FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTALIDADE

José Cláudio Matos

TRANSITANDO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: ESTRATÉGIAS FICCIONAIS DE ANA CRISTINA CÉSAR

Ilva Maria Boniatti

O DEVER INDIRETO DE PROMOVER A FELICIDADE PESSOAL EM KANT

Édison Martinho Difante

A ÉTICA DISCURSIVA E O CARÁTER PROCEDIMENTAL DO DISCURSO PRÁTICO EM HABERMAS

Cledes Antonio Casagrande, Eucledes Fábio Casagrande

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 20031

Paulo Tiago Cardoso Campos

SKINNER, Q. Hobbes e a liberdade republicana. Trad. de Modesto Florenzano. São Paulo: Edunesp, 2010, 213p.

Diogo da Silva Roiz

OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: J. Zahar, 20031

Paulo Tiago Cardoso Campos

CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009.

Marco Antonio Gonçalves

PAVIANI, Jayme. Platão & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008

Gelson Leonardo Rech