Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 18, N. 3

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon

"DAR-FORMA" ALL'UMANO: DIMENSIONE ANTROPOLOGICA, ETICA ED EDUCATIVA DELLA BILDUNG IN EDITH STEIN // "SHAPING" THE HUMAN: ANTHROPOLOGICAL, ETHICAL AND EDUCATIONAL BILDUNG IN EDITH STEIN

Calogero Caltagirone

A QUESTÃO DE PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DA ATITUDE FENOMENOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO // THE RESEARCH ISSUE ACCORDING TO THE PERSPECTIVE OF PHENOMENOLOGICAL INVESTIGATION ATTITUDE

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Tiago Emanuel Klüber

INTRODUÇÃO DA CIÊNCIA NA INFÂNCIA: O CASO DA SÉRIE "DE ONDE VEM?" // INTRODUCTION OF SCIENCE IN CHILDHOOD: THE CASE OF SERIES "DE ONDE VEM?"

Flávia Brocchetto Ramos, Marcelo Prado Amaral Rosa

CONTEXTUALISMO JUSTIFICACIONISTA: UMA NOVA RESPOSTA AO PROBLEMA DO REGRESSO EPISTÊMICO // JUSTIFICATIONIST CONTEXTUALISM: A NEW RESPONSE TO THE EPISTEMIC REGRESS PROBLEM

Tiegue Vieira Rodrigues

INSEGNARE MATEMATICA AL TEMPO DELLA CRISI: COME I CAMBIAMENTI ECONOMICI E SOCIALI IMPONGONO UN RIPENSAMENTO DELLA DIDATTICA // TEACH MATHEMATICS IN THE TIME OF CRISIS: HOW THE ECONOMIC AND SOCIAL CHANGES REQUIRE RETHINKING DIDACTICS

Alessandro Cordelli

PARA ALÉM DE QUALQUER PRINCÍPIO EDUCATIVO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER // BEYOND ANY EDUCATIVE PRINCIPLE: THE SCHOOL EDUCATION AS A PROCESS OF CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE

Rogério Rodrigues

PROBLEMATIZANDO A ESCRITA COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO // DISCUSSING WRITING WITH TEACHERS IN TRAINING Felipe Gustsack

Felipe Gustsack

Formação de professoras,educação básica,lingu

O CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIO DA COLONIALIDADE E DA SOLIDARIEDADE // KNOWLEDGE AS A PRINCIPLE OF COLONIALITY AND SOLIDARITY

Luiz Síveres, José Roberto de Souza Santos

SWANN E A FORMAÇÃO OBJETIVA DO SUJEITO: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO // SWANN AND THE OBJECTIVE CULTURAL FORMATION: REFLECTIONS BY THEODOR W. ADORNO

Christian Muleka Mwewa, Alexandre Fernandez Vaz

ÉTICA E CONSUMO: O CONSUMO COMO ESTRATÉGIA ÉTICO-POLÍTICA // ETHICS AND CONSUMPTION: THE CONSUMPTION AS ETHICAL-POLITICAL STRATEGY

Marco Antônio Gonçalves, Everaldo Cescon

AUTONOMIA VERSUS HETERONOMIA: O PRINCÍPIO DA MORAL EM KANT E LEVINAS // AUTONOMY VERSUS HETERONOMY: THE PRINCIPLE OF MORALITY IN KANT AND LEVINAS

Keberson Bresolin

Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas

Darlan Silvestrin

Uma era secular

Odair Camati

Força de Lei: o fundamento místico da autoridade

Fábio Beltrami

Estudos da linguagem na educação

Fabiana Kaodoinski