Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 19, N. 2

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon

THE FUNCTIONS OF LANGUAGEM AND THE UNDERSTANDING OF MENTAL DISORDERS // AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E O ENTENDIMENTO DAS DESORDENS MENTAIS

Antonino Bucca

LA COGNIZIONE DEL GUSTO // THE COGNITION OF TASTE

Rosalia Cavalieri

A DIALÉTICA MATERIALISTA DE PAULO FREIRE COMO MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO // THE MATERIALIST DIALECTICS OF PAULO FREIRE AS A METHOD OF RESEARCH IN EDUCATION

Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi

RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO PODCAST COM AS HIERARQUIAS EXPRESSIVAS ONLINE // EDUCATIONAL RELATIONS OF BRAZILIAN PODCAST WITH EXPRESSIVE HIERARCHIES ONLINE

Eugênio Paccelli Aguiar Freire

ECOS DA ESCOLA BÁSICA: ESTRATÉGIAS DE DISCIPLINAMENTO E CONTROLE // ECHOES OF BASIC SCHOOL: DISCIPLINE AND CONTROL STRATEGIES

Ieda Maria Giongo, Angélica Vier Munhoz, Fabiane Olegário

ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO PARA JUVENTUDE NO CONTEXTO BRASILEIRO // INTERNATIONAL ORIENTATIONS IN EDUCATIONAL POLICIES AND WORK FOR YOUTH INTO BRAZILIAN CONTEXT

Jaqueline Puquevis de Souza, Adair Angelo Dalarosa

O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: O QUE PENSAM PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS? // THE SUSTAINABILITY PARADIGM: WHAT DO RESEARCHERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION THINK ABOUT SUSTAINABLE SOCIETIES?

Elisabeth Brandão Schmidt, Caroline Rodrigues da Matta

MAIS QUE UM BONDE, UMA FAMÍLIA: GRUPOS DE RISCO, EJA E IDENTIDADES JUVENIS // MORE THAN A “BONDE”, A FAMILY: RISK GROUPS, EJA AND YOUNG PEOPLE’S IDENTITIES

Nilda Stecanela, Paola Monteiro de Barros

O LUGAR DA IGNORÂNCIA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA // THE PLACE OF IGNORANCE IN THE PEDAGOGICAL RELATIONSHIP

Wilson Francisco Correia

NIETZSCHE-SCHOPENHAUER E A PEDAGOGIA DA VONTADE // NIETZSCHE-SCHOPENHAUER AND THE PEDAGOGY OF WILL

Deniz Alcione Nicolay

Homo Zappiens: educando na era digitalA ESCOLA MENONITA DE CURITIBA: MANUTENÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA E RELIGIÃO // MENNONITE SCHOOL OF CURITIBA: MAINTENANCE OF ETHNIC IDENTITY AND RELIGION

Valquiria Elita Renk, Fabio Henrique Oliveira da Cruz

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.

Julia Poletto, Lúcio Kreutz

TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico.

Marcelo Lucas Cesco