Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 20, N. 1

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon

DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM E DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS CANHOTOS // LANGUAGE AND LEARNING DISORDERS IN HANDER CHILDREN

Antonino Bucca, Carmen Valentina Arcoraci

IL GUSTO ALIMENTA L'EROS // THE TASTE FEEDS EROS

Rosalia Cavalieri

AUTONOMIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E TENSÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA // AUTONOMY AND EDUCATION: REFLECTIONS AND TENSIONS IN WAYS FOR HUMAN TRAINING

Rafael Bianchi Silva

formação humana, Autonomia, Modernidade, Cont

O ESFORÇO COMO PRESENÇA NA EXPERIÊNCIA TEMPORAL DOCENTE // EFFORT AS PRESENCE IN-TEACHING TEMPORAL EXPERIENCE

Sandrelena da Silva Monteiro, Renata Morais Lima

O PENSAMENTO CRÍTICO COMO FERRAMENTA DE DEFESA INTELECTUAL // CRITICAL THINKING AS A TOOL OF INTELLECTUAL DEFENSE

Valdemir Guzzo, Guilherme Brambatti Guzzo

Pensamento crítico, Cultura do pensamento na

O PROCESSO DE CIENTIFICIZAÇÃO DA PEDAGOGIA EXPRESSO NA PASSAGEM DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA PARA EXPERIMENTO NA LITERATURA EDUCACIONAL ESPECIALIZADA // THE SCIENTIFIC PROCESS OF PEDAGOGY IN THE TRANSITION OF EXPERIENCE FOR TO EXPERIMENT PRESENTED...

Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior

experiência, Experimento, Educação,Pedagogia

TRABALHO, FORMAÇÃO INTEGRAL E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: (DES)ENCONTROS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO // WORK, INTEGRAL FORMATION AND FOREIGN LANGUAGE TEACHING: (DES) MEETINGS IN THE HIGH SCHOOL INTEGRATED WITH TECHNICAL

Daniella de Souza Bezerra, Aleksandar Jovanovic

Ensino Médio,Educação profissional técnica, E

PARA UMA RELEITURA DAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE HABERMAS // TOWARD A RE-READING OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF HABERMAS

Amelia Escotto do Amaral Ribeiro

Teoria e prática, Conhecimento e interesse, F

O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS E SUAS PRECURSORAS: MEMÓRIAS APAGADAS (1954-1996) // THE UFRGS SCHOOL OF APPLICATION AND ITS PRECURSORS: MEMORIES DELETED (1954-1996)

Doris Bittencourt Almeida, Valeska Alessandra de Lima

História de instituições educativas, Memórias

NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO E O PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES POLONESES NO RIO GRANDE DO SUL // NATIONALIZATION OF EDUCATION AND SCHOOL PROCESS AMONG POLISH IMMIGRANTS IN RIO GRANDE DO SUL

Adriano Malikoski, Lúcio Kreutz

Imigração polonesa, Escolas étnicas polonesa

MONTANDON, Alan. O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. Sandra Patricia Eder Comandulli

Sandra Patricia Eder Comandulli