Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 20

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela

A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS HUMANOS PELA EDUCAÇÃO: BASES ÉTICO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION TO FORMATION OF THE HUMAN RIGHTS SUBJECT: ETHICAL AND PHILOSOPHICAL BASES OF HUMAN RIGHTS EDUCATION

Paulo César Carbonari

Direitos humanos, Educação,Sujeito, Enrique

O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS PRESAS // THE HUMAN RIGHT TO EDUCATION OF IMPRISONED YOUNG AND ADULT PERSONS

Mariangela Graciano, Sérgio Haddad

Educação nas prisões,Educação Educação de jov

ONTOLOGIA DA DIVERSIDADE // ONTOLOGY OF DIVERSITY

Junot Cornélio Matos

Ontologia,Inclusão

EDUCAÇÃO À PAZ E EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION FOR PEACE AND HUMAN RIGHTS

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela

Educação,Paz,Direitos Humanos,Educação Escola

INTERCULTURALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES E REFLEXÕES DESDE OS DIREITOS HUMANOS // INTERCULTURALITY IN HIGHER EDUCATION: ACTIONS AND REFLECTIONS FROM THE HUMAN RIGHTS

Guillermo Williamson, María Díaz Coliñir

Ensino Superior, Interculturalidade, Cultura

EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIREITOS HUMANOS: UMA CONQUISTA, MUITOS DESAFIOS // FIELD OF EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: A CONQUEST, MANY CHALLENGES

Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe, Jisilaine Antunes Pereira

Educação do Campo, Direitos Humanos, Política

A BASE CONCEITUAL DO DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO SUPERIOR // THE CONCEPTUAL BASIS OF THE UNIVERSAL RIGHT TO HIGHER EDUCATION

Tristan McCowan

Acesso à educação superior,A Ação afirmativa,

ENVELHECIMENTO E DIREITOS HUMANOS // AGEING AND HUMAN RIGHTS

Pedro Moura Ferreira

Envelhecimento,Direitos humanos,Envelheciment

DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: HOMOFOBIA, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR // HUMAN RIGHTS AND SEXUAL DIVERSITY AT SCHOOL: HOMOPHOBIA, TEACHER’S WORK AND EVERYDAY LIFE AT SCHOOL

Elizeu Clementino de Souza

Direitos Humanos,Diversidade sexuall, Homofob

EDUCAÇÃO INFANTIL E LITERATURA: UM DIREITO A SONHAR, AMPLIAR E CONSTRUIR REPERTÓRIO // KINDERGARTEN AND LITERATURE: RIGHT TO DREAM, BUILD AND BROADEN REPERTOIRE

Renata Junqueira de Souza, Irando Alves Martins

Direitos humanos, Literatura Infantil, Educaç

PELO DIREITO DE RECONTAR-SE: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS ORAIS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE PRISÃO // FOR THE RIGHT TO RECOUNT IT: AN ANALYSIS OF ORAL NARRATIVES OF WOMEN IN PRISON

Maria Aparecida de Barros, Alexandra Santos Pinheiro

Subalternidade , Memorialística, Prisão

DOS DIREITOS NATURAIS AOS DIREITOS HUMANOS E A DIGNIDADE HUMANA // FROM NATURAL RIGHTS TO HUMAN RIGHTS AND THE HUMAN DIGNITY

Paulo César Nodari, Luiz Síveres

Direitos naturais, Direitos humanos, Liberdad