Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 22, N. 3

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava

LA RELAZIONE IO-TU IN FERDINAND EBNER // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.1

Calogero Caltagirone

Ebner,Antropologia, Pós-metafísica, Eu-Tu

NECESSIDAD DE LA FILOSOFÍA ANTE LA PROBLEMÁTICA SOCIAL LATONOAMERICANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.2

Benjamín Panduro Muñoz, Claudia Battestin, Hildegard Susana Jung

Importancia de la filosofía, Filosofía socia

ILAN GUR-ZE’EV E O PROFESSOR IMPROVISADOR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES NA ESCOLA PÚBLICA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.3

Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes, Lucas Rech dos Santos

Formação de professores,Educação Continuada,

EDUCAÇÃOO SUPERIOR EM ESPAÇOS HÍBRIDOS: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO PROCESSO DE COOPERAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.4

Luciana Backes, Karen Barchinski, Ana Margô Mantovani

Tecnologia digital, Presença, Copresença, Apr

DESAFIOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR: O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO ESCOLAR // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.5

Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa, Bibiana Barbosa de Souza

Supervisor escolar,Planejamento participativ

CONTRADIÇÕES DO PROGRESSO E AMBIGUIDADES DA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.6

Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Sinésio Ferraz Bueno

Teoria crítica da sociedade, Educação, Dialét

POLÍTICA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA: O QUE PODE O POVO COM UMA JUSTIÇA QUE SE ASSEMELHA À ARTÊMIS? // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.7

Ester Maria Heuser

Kafka, Desacordo,Democracia, Polícia, Políti

A BÍOS NO DISCURSO DO LÓGOS: PESSOA/PARTICIPANTE HÍGIDA EM PROJETOS DE PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.8

Carlos Roberto da Silveira, Nilo Agostini

Educação.,ética,Pesquisa, Decolonialidade

SOBRE A ESCUTA COMO ACOLHIMENTO DO OUTRO: FRAGMENTOS DE UMA POÉTICA DA ESCUTA COMO CAMINHO DE FORMAÇÃO HUMANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.9

Maria Verónica Pascucci

Logos, MúsicA, Escuta,Acolhimento do outro

CURRÍCULO, SUBJETIVAÇÃO E POLÍTICA DA DIFERENÇA: UM DIÁLOGO COM HOMI BHABHA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.10

William de Goes Ribeiro

Subjetivação,Política, Diferença,Política cul

A DUPLA HÉLICE DO DNA: HISTÓRIA REVISITADA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA KUHNIANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.11

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira, Christianne de Lima Borges Moraes

DNA, ciência normal,revolução científica,Thom

VIDAL, G. R.; CISNEROS, E.L. Convergencias teóricas: Usos y alcances de la Retórica. México: IIF/UNAM. 2015. 223 p.

Erico Lopes Pinheiro de Paula

SAUL, Ana Maria. Paulo Freire: uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora. São Paulo: EDUC, 2016. 54p.

Mariana Parise Brandalise Dalsotto