Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.32 n.65 maio/ago. 2018

A vida justa e a invisibilidade do filósofo na República de Platão

Carlos Luciano Silva Coutinho

República. Invisibilidade. Vida injusta. Vida justa. Invisibilidade filosófica.

Utopia como potencial crítico da modernidade capitalista

Allan Silva Coelho, Arlindo Manuel Esteves Rodrigues, e Luis Eduardo Waldemarin Wanderley

Utopia. Modernidade. Fetiche. Pensamento mítico. Idolatria.

René Schérer e a filosofia da educação: primeiras aproximações

Sílvio Gallo

Filosofia da Educação. René Schérer. Dispositivo pedagógico. Infância. Devir-criança.

Prática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola

Eliana Sousa Alencar Marques, e Maria Vilani Cosme Carvalho

Prática educativa.Vivência. Afetos. Mediação.

Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica

Alexandre Zaslavsky

Ação comunicativa. Discurso explicativo. Ação pedagógica. Tematização didática.

Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação

Fausto dos Santos Amaral Filho

Pesquisa em Educação. Método. Linguagem. Polissemia.

A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica

Evaniel Brás dos Santos

Educação. Filosofia. Mestria.

Medicina e Educação no Século XVIII: Rousseau inventor de Emílio

Thomaz Massadi Kawauche

Educação, Medicina, Iluminismo, Rousseau, Ciências Modernas.

Logica e metodo in Lorenzo Valla

Andrea Bocchetti

Lorenzo Valla. Umanesimo. Logica. Metodo. Antiaristotelismo.

Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche

Fernando de Sá Moreira

Si-mesmo. Ipseidade. Alteridade. Educação. Autenticidade.

A educação como poiesis: um estudo conceitual

Maria Luísa Bissoto

Semiosfera. Educação. Poiesis.

Os discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais

Anderson de Carvalho Pereira

Discurso. Mídia. Políticas educacionais.

Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância

Magda Costa Carvalho, e Walter Omar Kohan

Método. Filosofia para crianças. Infância do pensamento.

A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul

Patrícia Weiduschad, Carmo Thum, Vânia Grim

Memória. Pomeranos. Roda de diálogo. Cultura local.

Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo

Ana Beatriz Machado de Freitas

Autismo. Percepção. Corpo. Fenomenologia. Inclusão.

As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira

Admar Almeida da Costa

Retórica. Filosofia e tradição clássica.

Editorial v.32 n.35 maio/ago. 2018

Márcio Danelon