Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.33 n.68 maio/ago. 2019

Editorial v.33 n.68 maio/ago. 2019

Márcio Danelon

Educação. Filosofia.

Apresentação do Dossiê: Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vida na educação 1

Pedro Angelo Pagni; Divino José da Silva

Educação. Governo das diferenças. Corpos ingovernáveis. Potência da vida.

Democracia em crise: biopolítica e governamento neoliberal de populações

André de Macedo Duarte

Crise da democracia. Biopolítica. Neoliberalismo. Foucault. Butler.

Entre o governo das diferenças e o ingovernável dos corpos: possibilidades de resistências em educação 1

Pedro Angelo Pagni

Biopolítica. Governamentalidade. Diferença. Educação.

A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade

Alexandre Filordi de Carvalho

Subjetivação. Afetos. Homo friabilis. Condição humana. Deleuze e Guattari.

Corpos alterados, corpos ingovernáveis: cartografias ético-estéticas para segurar o céu pelas diferenças

Alexandre Simão de Freitas

Antropoceno. Geontologia. Cartografias da diferença. Formação humana.

Corpos e cartografias da ingovernabilidade na arte e na educação

Lílian do Valle

Corpo. Movimento. Formação humana.

El aporte de la filosofía y la cultura a la vida buena de un cuerpo precario

Andrea Diáz Genis

Vidas precarias. Enfoque de capacidades. Cuidado de sí. César González.

Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação

Tiago Brentam Perencini

Educação filosófica. Magia. Processos de subjetivação. Biopolítica. Michel Foucault.

Descartes et la généalogie de la théodicée moderne chez Leibniz et Malebranche

Alfredo Gatto

Théodicée Moderne. Vérités Éternelles. Descartes. Leibniz. Malebranche.

Divisão do trabalho e apologia da ordem em Thomas Hobbes e Norbert Elias

Anderson Alves Esteves

Divisão do trabalho. Ordem social. Thomas Hobbes. Norbert Elias.

As fontes da pedagogia trabalhista de António Sérgio

João Príncipe

António Sérgio. Pedagogia trabalhista. Proudhon. Dewey. Kerschensteiner.

Implicações da noção de consciência histórica nas ciências humanas e sociais: um modo de projeção para o futuro e de posição em relação ao passado

Fábio César Junges; Tiago Anderson Brutti; Adair Adams

Ciências humanas e sociais. Senso histórico. Passado. Futuro.

Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior

José Pedro Boufleuer; Aldemir Berwig

Autonomia. Ensino superior. Educação. Formação humana. Imaginário social.

Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)

Aldemir Barbosa da Silva; Celso João Carminati

História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica.

O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares

Ruth Maria de Paula Gonçalves; Osterne Nonato Maia Filho; Antonio Dário Lopes Júnior

Trabalho. Instrumento. Funções psicológicas superiores.

Sobrevoar a estrada ou percorrê-la a pé: o lugar da atenção na experiência do caminhar e suas possibilidades filosófico-formativas

Genivaldo Souza Santos; Rodrigo Pelloso Gelamo

Atenção. Caminhar. Formação filosófica.

Suarez precursor de Descartes? A doutrina suazeriana sobre a causa final revista

Cesar Ribas Cezar

Metafísica. Causa eficiente. Causa final.