Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 1 (2018)

Editorial

Cláudia Cisiane Benetti, Elisete Medianeira Tomazetti, Simone Freitas da Silva Gallina

ENTREVISTA COM KATIUSKA IZAGUIRRY MARÇAL

Cláudia Cisiane Benetti, Elisete Medianeira Tomazetti, Simone Freitas da Silva Gallina

Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia

ENSINO DE FILOSOFIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTRANHO SILÊNCIO

Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa

Ensino de Ciências; Ensino de Filosofia; Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência

O PIBID E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE FILOSOFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Felipe Barreto Santana, Angela Zamora Guimaraes Cilento

Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de Filosofia; Metodologia do ensino de Filosofia

É PROIBIDO FILOSOFAR NO ENSINO MÉDIO

Erica Cristina Frau

Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia

DA FILOSOFIA CRÍTICA A CRÍTICA DA FILOSOFIA UNIVERSITÁRIA: PROVOCAÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Tiago Brentam Perencini

Ensino de filosofia; Professor de filosofia; Didática do ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia

UM DEVIR MENOR NO CURRÍCULO DE FILOSOFIA

Francis Mary Soares Correia da Rosa, Lorena de Oliveira Asevedo

Currículo Menor; Ensino; Filosofia

O PENSAR COMO RESPOSTA À CRISE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO ARENDTIANA PARA O ENSINO

Regis Lopes Silva

Crise na Educação; Educação; Ensino; Pensar

SOFIA, A MENINA QUE GOSTA DE FILOSOFAR

Altair Alberto Fávero, Alexandre José Hahn